cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Dia de Cosme e Damião!

Posted: 27 Sep 2012 07:48 AM PDT

Hoje é dia de dar e receber doces! É dia de Cosme e Damião!

Longe de querer ficar falando de religião aqui no cozinha pequena, mas noutro dia eu pensei nessa tradição que me parece um pouco esquecida: Dar e receber doces no dia 27 de setembro. Pertinho do meu aniversário, não tinha como esquecer!

Vocês ainda fazem isso? Ou ao menos lembram desse dia?

Semana passada eu lembrei, falei pro meu filho como era e ele me disse: “Ah, é igual Halloween!”. Eu desanimei, pois um costume que era nosso foi substituído por um americanismo. Pobre cultura brasileira… :(

Na minha infância, muitas pessoas gostavam de distribuir doces no dia 27 de setembro, em homenagem aos santos Cosme e Damião. Eu ficava doido, indo de casa em casa, pedindo doces. Fazia até um roteiro das casas que sempre davam mais coisas, e lá estava eu, logo cedo, pra garantir o meu saquinho… coisa que eu duvido um pouco que as crianças de apartamento de hoje em dia possam fazer.

Mas também acho que somos um pouco preguiçosos, ou ocupados demais: Não dá pra mandar uns doces pra escolinha? Ou fazer uma festinha no hall do apartamento? É só querer, vai… Não vamos ficar só na saudade, vamos fazer aquele tempo voltar!

Ah, esses pacotinhos… dia de Cosme e Damião era tipo um dia no paraíso!

 

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário