cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Hamburguer de bacalhau

Posted: 30 Nov 2012 03:18 PM PST

Fui convidado pelo pessoal da Riberalves, líder no mercado de bacalhau lá em Portugal, para criar uma receita para o projeto Hoje é dia de Bacalhau, que está compilando 365 receitas, uma para cada dia do ano. A proposta é colocar um ponto final naquela história de que bacalhau é complicado de preparar, precisa esperar por horas para dessalgar e só pode ser feito em datas especiais.

Afinal, o bacalhau da Riberalves já e dessalgado! É bem leve, prático e fica pronto em 20 minutos. Bem legal isso!

Fiquei pensando no convite, imaginando o que poderia fazer de diferente. A inspiração veio como uma explosão, do nada, num momento que eu sequer pensava em comida: e se eu fizesse um hambúrguer?

Eu sempre falo que os melhores hambúrgueres são aqueles em que a gente não coloca nada pra dar liga, pois você tem que sentir o sabor da carne. Nesse caso, mais uma exceção à regra: o búrguer precisaria de alguma liga, e o que melhor do que batata pra fazer esse trabalho?

E deu bem certo! O sabor fica frenético, ainda mais com os acompanhamentos que eu usei. Todos eles serviram para lembrar aquelas receitas classiconas de bacalhau. Então, fiz um creme de azeitonas pretas, algumas tirinhas de pimentão refogadas e em vez de queijo (hambúrguer tem que ter queijo, né?), usei requeijão. Ficou fantástico!

Bom… Nesse momento, vocês devem estar loucos de vontade; então, vamos aprender a fazer. Para 6 hambúrgueres, você vai precisar de:

  • 1 caixa (1kg) de lombos de bacalhau dessalgado Riberalves;
  • 600 gramas de batata Asterix (aquela da casquinha rosada);
  • 1 punhado de salsinha bem picada;
  • 2 colheres (sopa) de pimenta do reino moída na hora;
  • Sal a gosto;
  • Azeite (bastante, cerca de 300 – 400ml) para fritar.

Para os acompanhamentos:

Pimentões refogados

  • 1 pimentão verde, um vermelho e um amarelo;
  • Um fio de azeite;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Creme de azeitonas

  • 1 pote de cream cheese;
  • 200 gramas de azeitonas pretas.

Para montar os sanduíches:

  • Requeijão cremoso a gosto;
  • 6 pães de hambúrguer dos bons.

Comece colocando as batatas para cozinhar, cortadas na metade, mas sem tirar a casca. É bom cozinhar no vapor, como eu fiz, para que as batatas fiquem bem sequinhas.

Enquanto isso, retire a pele do bacalhau e ferva os pedaços por cerca de 20 minutos, até que eles fiquem macios.

Após cozinhar, desfie o bacalhau e retire os espinhos, com bastante cuidado e calma.

Assim que as batatas estiverem cozidas, retire a casca das batatas e faça um purê.

Junte o purê de batatas ao bacalhau desfiado, tempere com a pimenta, a salsinha picada e o sal. Você vai obter uma mistura que gruda um pouco nas mãos, mas fique tranquilo, que ela é bem fácil de moldar.

Molde os hambúrgueres fazendo-os mais altos. Cada um terá mais ou menos 150 gramas. Guarde-os no freezer enquanto você faz os acompanhamentos.

Os pimentões nem têm muita receita: é só cortar os pimentões em tiras não muito largas e fritar em um fio de azeite, com um pouquinho de pimenta do reino e sal. Não frite-os muito, deixe-os mais crocantes, isso vai fazer toda a diferença.

Para o creme de azeitonas, você precisa processar levemente as azeitonas, deixando alguns pedacinhos maiores. Junte tudo ao cream cheese e leve para gelar por uns 30 minutos.

Com os acompanhamentos prontos, é só fritar os hambúrgueres, um por vez, em azeite bem quente. Como tudo está cozido, é só deixar tudo dourar bem. A cor deles é incrível!

Monte os sanduíches com uma fatia de pão, um tanto de creme de azeitonas, o hambúrguer, os pimentões, tudo coberto por uma bela colherada de requeijão. Feche com o pão e sirva!

É só servir e surpreender todo mundo!

Costelinhas de porco ao Barbecue [e geleia de laranja]

Posted: 30 Nov 2012 03:45 AM PST

Noutro dia, fui convidado para um evento celebrando o aniversário da rede Outback, super legal, onde visitamos a cozinha deles, vimos como se faz aquela cebola enorme, a Bloomin Onion, e o melhor: comemos e bebemos muito!

Eu comi alucinadamente… Na verdade, eu estava numa boa, bebendo mais do que comendo, quando caí na besteira de contar que eu nunca havia comido as costelinhas de lá. Resultado: O povo endoidou e me mandou uma costelinha inteira!

Minha nossa, eu me sentia como aquele malaco do programa Man versus Food! Enfim… Comi como se tivesse acabado de encher uma laje, mas o fato mais aterrador se passaria à seguir: no outro dia, eu estava com vontade de comer costelinha novamente.

Só que dessa vez eu resolvi preparar em casa mesmo. E não é que ficaram incríveis?

Para fazer as costelinhas de porco ao barbecue perfeitas, foi assim:

  • 2 ripas de costelinha de porco, bem bonitas e cortadas bem certinho;
  • 1 xícara (chá) de molho barbecue dos bons (eu mesmo faço o meu, ainda preciso ensinar aqui…);
  • 4 colheres (sopa) de geléia de laranja (ou de alguma outra fruta cítrica);
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo;
  • 1 xícara (chá) de vinagre de maçã;
  • 1 colher (sopa) de tomilho seco;
  • 1 colher (chá) de pimenta do reino moída na hora;
  • 1 colher (chá) de pimenta calabresa;
  • Sal à gosto.

Comece temperando as costelinhas, fazendo uma marinada com o açúcar mascavo, o vinagre de maçã, o tomilho, a pimenta do reino, a pimenta calabresa e o sal. Deixe elas marinando por pelo menos 3 horas. Se puder deixar de um dia para o outro, melhor ainda.

Misture o molho barbecue e a geleia de laranja e reserve.

Leve as costelinhas ao forno, com toda a marinada, em uma assadeira coberta com papel alumínio, por umas 2 horas e meia, à 200 graus.

Passado esse tempo, retire o papel alumínio e passe a mistura de barbecue e geléia por cima da carne, com a ajuda de um pincel. Volte ao forno por mais uns 15 minutos. Repita esse processo por 4 vezes.

Feito isso, é só se esbaldar! Se você leva o termo “se esbaldar” a sério, vai comer uma ripa inteirinha!

Eu comi! :-)

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário