cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Angel Food Cake de chocolate com laranja [ou o bolo mais levinho do universo]

Posted: 19 Dec 2012 04:07 AM PST

Esse bolo foi feito meio que por acaso, mas acabou se transformando no sucesso da ceia. Foi feito por acaso, pois a receita que eu queria fazer era de um Pandoro (aquele bolo fofinho italiano, típico de Natal). Só que eu não achei a forma para fazer Pandoro!

Como sou brasileiro e não desisto nunca, resolvi fazer um Angel Food Cake, que resolveria a questão. Como eu disse, foi tiro certo: O bolo ficou lindão, não durou nadinha na mesa (tem coisa melhor?) e não tinha uma pessoa que não se impressionasse com toda aquela fofura.

Afinal, tô pra ver um bolo mais leve e fofinho do que um Angel Food Cake. Ele é grande, bonitão, mas só leva uma mísera xícara de farinha. Qual é a mágica?

A massa leva uma dúzia de claras!
Vocês vão falar que é covardia, mas eu não queria um bolo branco, como um Angel Food Cake comum. Resolvi fazer com chocolate e a receita ficou assim:

  • 1 3/4 xícaras (chá) de açúcar;
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • 3 colheres (sopa) de cacau em pó;
  • 1/4 de colher de chá de sal;
  • 12 claras de ovos (use as gemas pra fazer quindim depois!);
  • 1 e 1/2 colher de chá de Cremor de Tártaro;
  • 3 colheres (sopa) de Cointreau;
  • 1/3 de xícara (chá) de água morna;
  • raspas de três laranjas.

Coloque o açúcar no liquidificador, batendo por uns dois minutos, até ele ficar superfino. Divida o açúcar superfino em duas partes e reserve.

Peneire a farinha com o cacau, o sal e uma das partes de açúcar, por três vezes, pra tudo ficar bem misturado, mas sem gruminhos de farinha. Reserve.

Leve as claras e o Cremor de Tártaro para bater, até as claras começarem a ficar em ponto de neve. Adicione a outra metade do açúcar, o Cointreau e a água morna, batendo mais um pouco, até obter picos duros.

Com uma espátula, devagarinho, vá juntando a mistura de farinha e as raspas de laranja, bem na manha, pra não desmontar as claras em neve. Você vai ter uma massa assim:

O segredo desse bolo é assá-lo numa forma não untada e no final deixá-lo esfriando de ponta cabeça. Acontece que a massa realmente deve “grudar” nas laterais da forma (por isso não untamos) e após assada, não deve “murchar”, enquanto estiver quente. Por isso que ele deve ficar de ponta cabeça. Inclusive, existe uma forma especial pra esse tipo de bolo, que facilita bastante o trabalho. Olha só a minha:

Voltando ao preparo: coloque a massa na forma (se você não tiver a da foto, use uma forma de furo central mais alta, com o fundo da assadeira forrada com um papel manteiga) e asse em forno pré-aquecido à 180 graus, por cerca de 40 minutos. Faça o teste do palito, se ele estiver assado, retire do forno e deixe esfriando como eu falei.

Assim que estiver pronto, a decisão é sua: A sua casa vai estar perfumada pelo bolo, então ou você se aguenta e cobre ele com uma cobertura bacana, ou já devora ele sem cobertura mesmo! Eu me aguentei e fiz uma ganache de chocolate amargo pra cobrí-lo. Mas pode ser chantilly, frutas vermelhas, brigadeiro, ou o que você desejar. O resultado vai ser o mesmo: as pessoas pedindo pra repetir! :)

Parece trabalhoso, mas não é! Vale a pena fazer no Natal, no Ano Novo, numa tarde preguiçosa ou na próxima vez que bater aquela vontade de bolo!

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário