cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Frango assado perfeito [na salmoura]

Posted: 07 Mar 2013 07:22 AM PST

Frango assado é uma das comidas mais frenéticas que existem: Pode ser o protagonista daquele almoção de domingo, tem aquele aroma incrível, pode ser uma comida pra ser esbaldar e usar as sobras (se existirem) pra inúmeros preparos.

Só que frango assado também pode ser sinônimo de decepção. Se eu falei que o aroma é incrível, o sabor pode ser insosso e a carne seca e dura… quem nunca passou pela situação de comprar um frango de padaria pelo cheiro, chegar em casa e se desanimar?

Eu já! E por isso, sempre que posso, faço eu mesmo em casa, com a técnica que vocês vão aprender aqui. É uma delícia, tando que se sobrar alguma coisa quando você fizer é milagre. Olha só como vai ficar:

Frango assado 03

A ideia é simples: Trocar a umidade natural do frango por uma umidade temperada, vinda de uma salmoura. Mark Bitman explica em seu livro “De tudo um pouco”:

A ideia por trás da salmoura faz sentido: mergulhar a carne em uma solução com sal por algumas horas ou dias, dependendo do tamanho, para promover uma troca de umidade por osmose. A água temperada é absorvida, resultando em uma carne mais úmida, macia e saborosa.

Eu sempre fiz frangos do jeito tradicional, temperando por fora e as vezes colocando um pouco de azeite ou manteiga por baixo da pele, mas eu garanto: esse jeito é ainda melhor! Dá trabalho, mas compensa. Olha o peito do frango, como fica molhadinho:

Frango assado 04

Pra fazer é assim:

Comece comprando um frango de aproximadamente 1,5kg. Sugiro comprar na feira, pois são mais frescos, geralmente abatidos no dia anterior.

Para a salmoura, você precisa de:

  • 500ml de água;
  • ½ xícara de chá de sal;
  • 1/3 de xícara de chá açúcar;
  • 2 folhas de louro;
  • meio maço de tomilho fresco ou 2 colheres de sopa dele seco;
  • 2 colheres de chá de pimenta da jamaica, quebradas;
  • 1 colher de chá de zimbro, também quebrado (se não tiver zimbro, apenas omita-o do preparo);
  • 2 colheres de chá de pimenta do reino, quebradas;
  • 3 cravos da índia, inteiros;

Na hora de assar o frango:

  • 2-3 colheres de sopa de azeite;
  • 1 maçã, ou 1 cebola, ou 1 limão siciliano ou 1 cabeça de alho, todos cortados ao meio;
  • sal e pimenta do reino.

Coloque todos os ingredientes numa panela, exceto o azeite, e leve ao fogo alto, para ferver por 1 minuto. Desligue o fogo, acrescente mais 1 litro de água aproximadamente e coloque na geladeira, até que o líquido esteja completamente frio.

Coloque o frango nessa mistura. Ele deve ficar completamente submerso. Se precisar, acrescente um pouco mais de água. Deixe o frango na salmoura por 24 horas ou por até 2 dias, no máximo.

Na hora de assar, retire o frango da salmoura, descarte o líquido e seque bem o frango com papel toalha. Escolha entre a maçã, a cebola, o limão ou alho, e coloque o ingrediente dentro do frango

Amarre o frango e besunte o azeite de oliva por toda a sua superfície. Coloque um pouco de sal e pimenta do reino e leve ao forno pré-aquecido em 200 graus por aproximadamente 1:30h.

Frango assado 02

Em casa, o frango foi assado direto no espeto giratório do forno. Tenho sorte por ter um forno assim, mas dá pra fazer numa assadeira, na boa. Se quiser, no meio do preparo, vire o frango com o peito para baixo, para dourar a parte traseira. Desvire no final, para deixar a parte frontal sequinha.

E pra ficar melhor ainda, sirva acompanhado dos melhores acompanhamentos já criados para o frango assado: batatas assadas, ou um nhoque ou uma massa, com um molho de tomate bem caprichado, como esse aqui.

Frango assado 05

A santíssima trindade do almoço de domingo!

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário