cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Velouté de batata com Frango e Shoyu

Posted: 09 Apr 2013 05:16 AM PDT

Noutro dia, eu recebi um mimo bem legal da marca japonesa de shoyu Kikkoman, tida como a líder mundial em shoyu fabricado no Japão.

Aliás, você sabe como é feito o shoyu?
Pesquisando sobre isso, eu achei um texto bem legal no blog da Sam Shiraishi, olha só. A parte mais legal, pra mim, é essa:

No Brasil, o shoyu só “estreou” há 100 anos, juntamente com o início da imigração japonesa para o país. Entretanto, no século XV, os holandeses já haviam descoberto seus encantos e o tempero já começou a circular pela Europa com o nome de Soy. Especula-se que era esse o condimento secreto usado nos banquetes da corte francesa de Luís XIV, servido em potinhos espalhados pela mesa, que fascinava os comensais. O molho de soja japonês era levado para a Europa em garrafas de prata e, apesar de seu custo elevado, acabou tornando-se popular entre os nobres.

Espertão o Luís XIV, né? 
Voltando ao Shoyu da Kikkoman, eu achei ele bem mais gostoso que os comuns que temos por aí. É bem equilibrado, com o adocicado, o amargor, o ácido e o salgado em harmonia. Curti!

E nada como utilizar um produto desse naipe numa receita bacana, né? Então, que tal uma sopa levinha, um velouté, com cara de comfort food?

Velouté

Velouté de Batata com Frango e Shoyu

  • ¾ xícara (chá) de molho shoyu (eu usei o Kikkoman Tradicional);
  • 4 colheres (sopa) de molho shoyu (eu usei o Kikkoman Light);
  • 4 a 5 colheres (sopa) de manteiga;
  • 1,2 kg de filé de peito de frango cortado em tiras;
  • 1 colher (sopa) de alho picado;
  • 3 colheres (sopa) de sálvia picada;
  • 6 batatas médias cozidas e descascadas;
  • 2 xícaras (chá) de leite (aproximadamente);
  • sal a gosto;

Modo de preparo:

Em uma frigideira grande derreta 2 colheres (sopa) de manteiga e frite o frango colocando-o em pequenas quantidades para manter o formato em tiras. Mexa e retire da frigideira. Repita a operação até que toda a carne esteja frita.

Coloque todo o frango de volta na frigideira e adicione o alho, mexendo até ele dourar. Acrescente o molho shoyu (eu usei o Kikkoman Tradicional), mexendo bem. Retire do fogo, acrescente a sálvia, apague o fogo e tampe a panela, reservando.

Passe as batatas no espremedor, colocando em outro recipiente e adicione o restante da manteiga, metade do leite e um pouquinho de sal, mais ou menos 2 pitadas.

Bata no mixer, colocando o restante do leite pouco a pouco, até que fique cremoso e homogêneo. Junte esse creme de batatas ao frango que você reservou e aqueça tudo muito bem. Agora é só servir!

Regue com 1 colher (sopa) de molho shoyu em cada porção e sirva em seguida.

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário