cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

O cafezinho nosso de cada dia [e uma receita de Fudge de Café incrível]

Posted: 14 Apr 2013 07:39 AM PDT

O Dia Internacional do Café é celebrado em 14 de abril para homenagear os produtores do grão no mundo inteiro. Tradicional, superior, orgânico, exótico, extra forte, médio, especial, quente, gelado, moído na hora ou não, é certo que o café está entre as bebidas preferidas do brasileiro.

Grande companheiro de longas conversas à mesa, a paixão é despertada pelo aroma e sabor inconfundíveis do pretinho que é feito de acordo com a preferência do freguês. Coado no saco, passado pelo papel, na máquina de expresso, na cafeteira italiana, no bule de latão, feito em chão de pedra, fogão a lenha, direto na xícara, no copinho de plástico ou servido em louça importada.

Café na xícara
Não há como negar que o cafezinho do dia-a-dia desperte fascínio. É só aquecer a água, derramá-la sobre o pó – e como passe de mágica o ambiente é automaticamente tomado pelas notas intensas que nos remete à casa de mãe, balcão de padoca ou àqueles cafés requintados onde a gente se sente em outro mundo por alguns instantes.
Há quem diga que café tire o sono, outros que desperta a libido, que seja capaz de aumentar a concentração e até mesmo que tenha fins terapêuticos. O ritual do cafezinho para o brasileiro é cotidiano, simples e sem dúvida nenhuma, momento de grande prazer ou até mesmo aquela desculpinha básica para um break no trabalho. Basta adoçar, se este for o seu desejo (particularmente sou da turma do café macho: encorpado, forte e amargo. Que delícia!) e se entregar ao prazer de desfrutar de uma das mais gostosas descobertas dos últimos séculos.

Você sabe como o café chegou ao Brasil?

o-lavrador-de-cafe-candido-portinari-1939

O ano era 1727. Conta a "lenda", que a fruta cultivada na Guiana Francesa era de alto valor comercial, mas no Brasil não havia plantas e tampouco grãos, embora o clima e o solo do país fossem propícios à cafeicultura. A pedido do governador do Estado de Grão-Pará, o Sargento-Mor Francisco de Melo Palheta foi enviado em missão à Guiana Francesa no intuito de trazer algumas mudas de café.
Com a negativa do governador D'Orvilliers (Caiena, capital da Guiana Francesa), Palheta se aproximou de sua esposa a fim de conquistar a sua confiança. A mulher, que não resistiu ao charme do jovem, o presenteou em sua partida com um ramo de flores, onde dissimulado pelas folhagens estava o "ouro negro".
Da suposta paixão secreta entre Palheta e Madame D'Orvilliers é que as primeiras mudas de café Arábica entraram clandestinamente no país – assim o fruto proibido ganhou espaço e devido às condições climáticas, o cultivo foi difundido rápida e inicialmente para uma produção voltada ao mercado doméstico.

Fudge_de_cafe_Final

A receita abaixo é uma ótima pedida, pelo menos para mim, viciada assumida por chocolate e café! Que tal essa sobremesa para o domingo? A receitinha é do Blog Mexido de Ideias da queridíssima amiga Kelly Stein, que escreve sobre café junto com a Stela Morato (que assina o crédito da receita e também das fotos).
Quem quiser saber mais sobre o mundo do café, é só entrar lá e conferir… Enlouquecedor!

Fudge de café

  • 500 gr de chocolate meio amargo de cobertura;
  • 200 gr de creme de leite;
  • 1 xícara de café expresso;
  • 250 gr de leite condensado;
  • 1 cálice de licor Mandarino;
  • Grãos de café para enfeitar;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha.

Modo de preparo

Divida o chocolate pela metade em dois bowls de vidro. No primeiro bowl, coloque o creme de leite e leve para o microondas por aproximadamente 50 segundos para derreter. Retire e mexa bem. Se ainda não estiver totalmente derretido, coloque mais alguns segundos. Adicione o licor e mexa bem até incorporar. Coloque a mistura em uma forma forrada com papel manteiga e leve para geladeira.

Adicione o leite condensado no outro bowl com o restante do chocolate e faça o mesmo procedimento do microondas. Acrescente o expresso, a baunilha e misture bem. Deixe esfriar um pouco e leve à geladeira.
Após 10 ou 15 minutinhos, quando a mistura que está na geladeira estiver quase sólida, despeje essa outra mistura de chocolate e deixe gelar por mais duas horas. Corte em quadradinhos e enfeite com grãos de café. Dica: os tempos de microondas variam, por isso, comece com 30 segundos e retire a mistura. Mexa bem e depois coloque mais 20 até ele estar totalmente derretido.

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário