cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

A refeição em família: Frango com arroz à moda mexicana

Posted: 18 Apr 2013 08:06 AM PDT

Esse prato ficou incrível. Não tenho outra palavra pra descrever.
O frango arrancou suspiros de todos na mesa, os aromas eram fantásticos, junto de um suave risoto de arroz com milho. Não houve uma pessoa na família que não pediu mais!

O molho por cima do frango, um verdadeiro mole poblano, foi o molho mais complexo e interessante que já fiz em minha vida. Vou falar deste molho num outro dia, já que no livro “A refeição em família – cozinhando em casa com Ferran Adrià” o chef pede pra usarmos uma pasta de mole poblano já pronta. Ou seja, o prato é bem fácil de se fazer, e vai ficar lindo como o meu:

Frango à moda mexicana 03

Para o frango, você vai utilizar o seguinte:

  • 6 coxas de frango com a sobrecoxa;
  • 1,2 litros de água;
  • 1 maço de coentro fresco;
  • 1 colher (sopa) de sal;
  • 300 gramas de pasta de mole poblano mexicano;
  • 2 colheres (sopa) de gergelim tostado;
  • um pouquinho de manteiga para fritar o frango.

Coloque as coxas de frango em uma panela grande. Cubra-as com água e adicione o sal e os ramos de coentro.

Leve para ferver e cozinhar lentamente durante 45 minutos. Se necessário, adicione mais água quente para manter as coxas de frango imersas. Após estarem cozidas, retire-as do caldo e reserve-as.

Coe o líquido e reserve para utilizar no preparo do mole poblano e do arroz mexicano.

Frite as coxas de frango em uma panela com um pouquinho de manteiga, tostando o frango muito bem.

Frango à moda mexicana 02

Enquanto o frango vai tostando, prepare o molho: É só colocar a pasta de mole poblano em uma panela e aquecer em fogo brando, até começar a ferver.

Adicione 1/3 do líquido de cozimento do frango que você reservou e ferva por uns 15 minutos, até o molho adquirir uma consistência cremosa, mais ou menos assim:

Mole poblano

(Como eu disse, eu mesmo fiz minha pasta de mole poblano, mas isso é assunto para um outro post!)

Faça o arroz. Você vai utilizar o seguinte:

  • 2/3 do caldo das coxas de frango que ficou reservado;
  • 2 cebolas pequenas bem picadas;
  • 4 colheres (sopa) de azeite;
  • 450 gramas de arroz arbóreo (a receita pedia arroz de paella, mas eu não encontrei);
  • 200 gramas de milho congelado;
  • 50 gramas de manteiga.

O preparo é o mesmo de um risoto clássico: É aquecer o azeite, fritar o arroz, depois juntar as cebolas, fritando levemente e ir adicionando o caldo aos pouquinhos, sempre mexendo bem.

Quando o arroz estiver quase cozido, é só adicionar o milho, e no final de tudo, a manteiga. Minha boca encheu de água aqui!

Assim que as coxas de frango estiverem fritas, cubra-as com o molho, salpique um pouquinho de gergelim tostado por cima de tudo e sirva!

Frango à moda mexicana 04

É certeza de sorrisos, como os da @danyvalente, que posou pra essa foto, e me ajudou um montão com esse almoço! :D

***

Esse foi o prato principal do meu almoço em família, para o concurso cultural do livro "A refeição em família – cozinhando em casa com Ferran Adrià", da editora Agir. Não entendeu? Então corra pra esse post, que você vai ficar sabendo de tudo!

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário