cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Sour Cream [ou creme azedo]

Posted: 09 May 2013 06:26 AM PDT

Sour cream? O que é isso?
Manja aquele molhinho branco, um tanto quanto azedinho, que você sempre gosta nos restaurantes mexicanos? Então, isso é sour cream.

Tá bom, Leandro. Não explicou nada!

Na verdade, sour cream, ou creme azedo, é uma das milhares de coisas que dá pra se fazer com leite: é o creme de leite que passou por fermentação devido à adição de algum ácido.

Creme azedo é um ótimo acompanhamento pra qualquer carne… eu mesmo coloco isso numa receita de hamburguer, junto com aquele molho de cerveja.

Gosto de fazer com nata, ao invés de creme de leite fresco. Pra mim não é tão difícil de achar, dá um resultado sensacional e o melhor: custa bem baratinho. Eu uso essa daqui:

Sour Cream 01A diferença da nata para o creme de leite fresco é o teor de gordura. Enquanto o o creme de leite tem cerca de 35% de gordura, a nata tem de 45 a 50%. E isso faz uma diferença frenética. Olha só a textura da dita cuja:

Sour Cream 02Enfim… dá pra fazer com ambos. Basta misturar creme de leite com suco de limão e você terá creme azedo. Mas, se puder fazer com nata, saiba que ficará melhor.

Mas, melhor ainda, é fazer desse jeito que eu faço. A ideia é transformar o creme azedo em um chantilly salgado. E não tem segredo nenhum pra isso!

Pegue cerca de 1 xícara de chá de nata, ou creme de leite fresco gelados, adicione uma colher de sopa de suco de limão e coloque tudo em uma vasilha de metal.

Pegue um outro recipiente maior, em que caiba a vasilha de metal com creme de leite e coloque algumas pedras de gelo e água.

Coloque a vasilha com creme de leite ali dentro e bata bem com um fouet, até dar o ponto de chantilly, mais ou menos assim:

Sour Cream 03

É só pegar esse creme, adicionar um pouquinho de sal e servir. E ver todo mundo se surpreendendo com a textura, que é fantástica!

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário