cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Sopa de batata doce com gengibre [e pimenta, e frango e... bacon]

Posted: 22 Jul 2013 10:39 AM PDT

Não sei se com vocês é assim, mas comigo há dias em que você pode me oferecer qualquer comida que não tem jeito: Eu quero sopa!

Noutro dia foi assim. Acho que nem se me oferecessem feijoada eu desistiria de fazer uma sopinha. Lembrei que tinha algumas batatas doces na minha geladeira e aí pedi ideias pro povo no facebook. E foi a partir dessas ideias que surgiu essa sopa. E não é que ficou incrível?

Sopa de batata-doce com gengibre 01

É tudo muito simples de se fazer. Você pode começar separando os seguintes ingredientes:

  • 1 litro de caldo de frango (pode ser de cubinho mesmo!);
  • 400 gramas de batata-doce sem casca, cortada em rodelas grossas;
  • 1 pedaço de gengibre de mais ou menos 5 cm;
  • 1 cebola pequena cortada em cubinhos;
  • 1 talo de alho poró cortado em rodelas;
  • 1 peito de frango desossado cortado em tiras;
  • Cerca de 100 gramas de bacon cortado em cubinhos;
  • 1 pote de iogurte natural;
  • 1 colher (sopa) de pimenta calabresa;
  • Sal à gosto (eu só usei um pouquinho no frango).

Coloque as batatas pra cozinhar no caldo de frango.

Enquanto isso, frite o bacon em uma frigideira grande, até ficar tostadinho. Reserve o bacon, e na gordura que restou, refogue a cebola e o alho poró. Quando a cebola dourar, retire do fogo e reserve também.

Na mesma frigideira, dê uma dourada nas tirinhas de frango. Eu prefiro fazer assim, pois não gosto daquele frango branquelão boiando na sopa… Pra mim, a sopa tem que ter cor bonita!

Sopa de batata-doce com gengibre 02

É hora de dar uma olhada nas batatas cozinhando. Se estiverem macias, você pode interromper o cozimento.

Rale o gengibre pra dentro da panela e acrescente aquele refogado de cebola e alho poró mais a pimenta calabresa e o iogurte. Com a ajuda de um mixer, bata tudo, até ficar tudo bem triturado. Se você não tiver mixer, pode ser num liquidificador, e se você quiser ela bem aveludada, vale a pena passar por uma peneira.

Adicione os pedaços de frango e cozinhe por alguns minutos, até engrossar bem.

Sirva com os pedacinhos de bacon por cima de tudo, como se fossem croutons :)

Sopa de batata-doce com gengibre 03Sabe qual é a melhor parte? É que rende muito, e dá pra fazer repeteco à vontade! :D

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário