cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

O tal frango de panela [bonus: farofa de couve e bacon]

Posted: 29 Jul 2013 11:42 AM PDT

Acho que desde que eu conheço o Lê eu falo desse tal “Frango de panela”. E eu sempre ouvi dele algo do tipo: “Cara, eu acho que deve ser aqueles frangos brancos, com pele e esquisitos. Frango de panela é estranho”.

Só que pra mim, desde criança, o frango de panela sempre foi o meu prato favorito, o mais lindo e suculento que existe, na casa de qualquer uma das avós, e principalmente na casa da saudosa Tia Cema, que ensinou a mulherada da velha guarda, há mais de 40 anos, essa receita facílima que virou receita de familia. Simples, rápida de fazer e, vai por mim, tira qualquer impressão anterior dos frangos de panela branquelos que a gente vê por aí.

Você vai precisar de:

  • 8 sobrecoxas de frango;
  • 2 cebolas médias;
  • 1 colher de sopa rasa de alho picado ou processado;
  • 1/2 maço de cheiro verde picado;
  • Suco de 1/2 limão;
  • Sal, pimenta do reino a gosto;
  • Óleo de milho, canola ou soja (o da sua preferência);
  • 1 colher de sobremesa de Açúcar;

Frango Dani 03

Tempere o frango com o alho, sal, pimenta, limão e um pouco do cheiro verde (se temperar no dia anterior fica ainda mais gostoso).

Numa panela, de preferência uma de fundo grosso, frite as cebolas picadas, num pouco de óleo e o açúcar. O segredo desse frango está exatamente aqui, no “ponto da cor” da cebola, que deve passar do ponto caramelada, mas não deve queimar pra não criar amargor no frango.

Posicione as sobrecoxas do frango sobre as cebolas , juntamente com o caldinho do tempero. Dê uma leve mexida e tampe a panela. O frango irá cozinhar por aproximadamente 40 min, mexendo de vez em quando e virando os pedaços até que a cor fique uniforme. Pouco antes de desligar a panela, polvilhe o restante do cheiro verde, acerte o sal e a pimenta e pronto!

Pra acompanhar, nada melhor que um arroz bem fresquinho, um quiabo refogado e uma farofa bem caprichada, como a de couve que fizemos nesse dia, que é super facil:

  • 150g de bacon bem picadinho;
  • 150g de manteiga;
  • 1 maço pequeno de couve fatiada bem fininha;
  • 1 xícara e meia de farinha de mandioca crua;
  • Sal e pimenta a gosto.

Numa frigideira grande, fritamos o bacon na manteiga (ai que perdição) e quando o bacon ficou dourado, colocamos a couve para aproveitar a gordura, fritá-la um tantinho para que fique bem crocante. Então acrescente a farinha e acerte o sal e a pimenta. Simples e bem rápida!

Frango Dani 03

Aí não tem como… é uma refeição completa e deliciosa, que você também assim como eu vai querer fazer pra todos os queridos e vai mudar o seu jeito de lembrar do tal frango de panela! :)

 

 

 

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário