cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Carne moída [ou uma das melhores comidas do mundo]

Posted: 29 Nov 2011 04:14 AM PST

Lá em casa, quando criança, não havia muito luxo.

Não, não tô me lamentando pelas dificuldades financeiras da época. O que não rolava muito em minha casa era uma cultura gastronômica mais apurada. Mamãe é uma cozinheira de mão-cheia, mas nunca foi muito inventiva.

Risotto, por exemplo, eu só fui aprender o que era depois de adulto. A bolachinha de amendoim que ela fazia, era um senhor cookie, entendi isso há pouco tempo.
Comida de festa era feijoada ou bacalhaoada. E fim de papo.
Sorvete? De flocos e olhe lá!

Aprendi a comer de forma muito simples. E talvez seja por isso que eu sempre prefira as coisas mais simples.

E o que pode ser mais simples do que carne moída? Pra comer no meio do arroz e feijão?

Ou, acompanhando lindas batatas assadas, como fizemos aqui:

E essa é uma coisa que não tem muita receita. É algo que sempre vi minha mãe fazendo “a olho”.

E é desse jeito que eu queria que você tentasse fazer. Posso te ajudar com algumas dicas, talvez:

- Eu uso bacon em meu preparo. Então, na panela em que farei a carne, frito o bacon, sem deixá-lo esturricado e o reservo, sem descartar a gordura que ele vai soltar.

- Nessa gordura, na mesma panela, eu frito cebolas bem picadinhas, dourando bem, mas sem queimá-las. Reservo-as também.

- Sempre na mesma panela, coloco a carne moída (adoro patinho, moído duas vezes) e faço o que considero mais importante: frito a carne moída, sem parar de mexer, para secar bem a carne, retirando aquele aroma de sangue e deixando as bolinhas bem separadas.

- Tá tudo sequinho e bem separado? Que tal uma bebidinha, pra dar um aroma especial? Rum, conhaque e whisky funcionam bem.

- Chega a hora de temperar: volte com a cebola, o bacon para a panela, adicione um pouco de caldo (eu gosto de usar caldo de legumes), tomates sem pele e sem sementes picados (eles vão sumir, mas deixar seu sabor na panela). Cominho, pimenta calabresa, pimenta do reino, pimenta síria, canela (sério, é frenético usar canela na carne!), tudo pra confundir sua cabeça, com tantos sabores diferentes.

- Azeitona. Nem tenho que falar que carne moída sem azeitona é igual Romeu sem Julieta, né?

- E, pra fechar, dois verdinhos deliciosos: Ervilhas e salsinha. A salsinha sempre bem picada e as ervilhas, sempre da congelada, pois a enlatada não tem cor e gosto de nada.

- Eu não falei de sal, né? É porque ele não é tão necessário. Depende da quantidade de bacon (eu uso muito!) e do caldo que você está usando. Prove no final e acerte o sal, se precisar. E prepare um prato grande, pois eu tenho certeza de que você vai comer muito!

Um post que era pra ser algo tão simples, está enorme. Quem disse que as coisas simples não têm as suas manhas?

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Promoção Sua Receita Infalível de Natal

Posted: 25 Nov 2011 10:00 AM PST

Post rapidinho, pra dar uma dica pra animar o seu Natal:

Os nossos camaradas do GNT estão com uma promoção luxo, que já pode garantir seu presente de fim de ano.

Você tem alguma receita infalível de Natal? Quer concorrer à um tablet?

Tá fácil de participar: é só enviar uma foto de prato pronto, junto com o passo a passo da receita, para gntpromocoes@globosat.com.br.
As 30 melhores receitas serão publicadas no site do GNT para que o público escolha as 10 melhores.

Você tem que caprichar, pois o jurado da promoção sera o chef Claude Troisgros. Dentre as 10 melhores, ele escolherá a receita que vai ganhar o tablet.
Se tua receita é realmente frenética, tá fácil de ganhar, hein?

Panelas a postos, receitas infalíveis e fotos bonitas pra gntpromocoes@globosat.com.br, gente!

Ah! Importante! Antes de participar, consulte aqui o regulamento.

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Bolo de banana com castanha do pará

Posted: 23 Nov 2011 09:28 AM PST

Preciso fazer uma confissão que vai fazer você continuar ou não a leitura desse post:

“eu não gosto de banana”

 

E você vai dizer: “Mas como? Banana está na mesa do brasileiro, vai bem num purê, doce, fritinha, in natura…” Pois é. Todo mundo adora, mas eu não.

Porém, essa receita me conquistou! Ela é  especial para quem pratica esporte, principalmente corrida ou ciclismo. E como tenho me aventurado por aí com minha bike ultimamente, eis aí um excelente pretexto para levar um lanchinho depois do passeio ou treino!

Abre parênteses:

Antes de qualquer dica sobre receitas ou dietas, é preciso lembrar que cada um de nós somos e temos características muito particulares e metabolismos diferentes. Para ter uma orientação adequada sobre o tipo de dieta alimentar que se deve seguir, de acordo com os objetivos a se alcançar com as modalidades esportivas praticadas, consulte sempre um nutricionista.

Somente alguém capacitado para avaliar suas condições físicas poderá sugerir uma dieta correta e verificar as necessidades nutricionais que você deve suprir para ter um melhor rendimento de suas atividades esportivas.

Fecha parênteses.

Para quem gosta de correr, é perfeito para ser consumido até 30 minutos depois do treino, porque essa receita contém carboidratos de alto índice glicêmico e proteínas. E está publicada no livro "A Dieta do Corredor", de Suzana Bonumá, Ed. Academia (2010). Para quem tiver interesse no tema, é uma ótima pedida.

Como a autora do livro diz, é uma "ótima opção para compor um café da manhã pós-treino com leite ou iogurte". Como eu não resisto, incluo na sugestão um pouquinho de mel, que fica perfeito com o ingrediente principal da receita – a banana.

Pra fazer, você vai precisar de:

- 2 ovos inteiros;
- 2 xícaras (chá) de açúcar mascavo;
- 1 colher (chá) de canela em pó;
- 1 xícara (chá) de óleo vegetal;
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 1 colher (café) de bicarbonato de sódio;
- 1 colher (chá) de fermento em pó;
- 4 bananas-prata picadas;
- 1 pires de castanha-do-pará picadas grosseiramente.

Bata os ovos ligeiramente e, em seguida, acrescente o açúcar, o óleo, a farinha, a canela, a banana picada e as castanhas.

Misture bem os ingredientes, pois a massa deve ficar com uma consistência bem pesada.

Depois, adicione o bicarbonato e o fermento e misture delicadamente.

Leve ao forno médio em forma untada e polvilhada com açúcar e canela e deixe assando por aproximadamente 50 minutos.

Para ser bem sincera, no momento, eu estou correndo até esse bolo para comer! NHAMI!

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Se jogue nas compras [pagando menos] na Coquelux!

Posted: 22 Nov 2011 05:35 AM PST

Nós aqui do Cozinha Pequena, especialmente o Leandro, falamos muito de cerveja. O que talvez vocês não saibam, é que gostamos bastante de vinhos também, especialmente para cozinhar! Tanto que aqui no blog, temos várias receitas que usam vinhos, como essa e essa aqui.

E se você leitor, também aprecia vinhos, vai adorar o nosso convite de hoje: o site Coquelux, um clube de marcas premium com super descontos, em que as pessoas só entram através de convite, tem uma promoção incrível para o dia de hoje,

São alguns rótulos de vinhos e outros produtos relacionados, para fazer a sua experiência de servir um bom vinho ainda melhor. E como vocês são nossos convidados, podem se cadastrar no Coquelux por esse link aqui, para terem acesso não somente a essas ofertas para o dia de hoje, como também muitas outras!

E dando uma olhada no que está à venda hoje (e já selecionando algumas coisas para entrar na nossa lista de presentes de Natal!), selecionamos dois vídeos que mostram o funcionamento dos produtos da marca Vacu Vin, olhem só:

Não é o máximo? Todos os produtos de hoje foram selecionados pela enóloga Eliana Araujo, que era apenas apreciadora de vinhos na década de 90, mas há 10 anos assumiu o vinho como profissão. Ela já escreveu de forma independente 3 edições do Passaporte do Vinho e já está com a 4a. edição em andamento, além de ser também colunista da revista Casa e Comida e consultora do site Coquelux.

E se você ficou interessado, olha que bacana outros produtos que estão em promoção no site pro dia de hoje, na Coquelux:

Cadastre-se na Coquelux e fique sempre de olho, pois as ofertas são válidas por apenas 2 dias e as quantidades são limitadas!

 

 

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Empadinhas [frenéticas] de palmito com catupiry

Posted: 21 Nov 2011 05:15 AM PST

Empadinhas.

Quem não gosta delas? E recheadas com palmito e catupiry? Aí é apelar, né?

Essa foi a nossa missão da semana, lá no GNT. E posso dizer que a gente arrasou! Olha só:

Empadinhas de palmito com catupiry, agora, lá na nossa coluna no site do GNT. Corram lá pra ver a receita, com direito ao passo-a-passo!

E se fizerem, venham contar pra gente! A gente vai adorar. :)

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

O que é preciso para montar uma (nova) cozinha [e a nova loja da Utilplast]?

Posted: 17 Nov 2011 04:05 AM PST

O que é preciso para fazer comida boa? Alguns vão dizer que apenas uma massa com um azeite aromatizado é o prato perfeito. Outros vão se lembrar da cozinha da vovó e falar que um verdadeiro banquete se faz com chuchu e manjerona. Alguns vão falar que não tem como errar com manteiga e creme de leite.

Não, gente. Uma comida boa começa a ser feita muito antes da escolha dos ingredientes perfeitos: é preciso escolher os equipamentos certos, utensílios e panelas adequadas ao preparo!

Cada cozinheiro que você perguntar sobre seus improvisos na cozinha vai contar histórias de como cozinhou num acampamento precário, numa casa sem água, tentou assar um bolo numa cozinha sem forno, sem fósforo, sem gás. Essas histórias são divertidas… e até um pouco românticas. Mas na cozinha "da vida real", é imprescindível que você tenha bons utensílios, para que cada alimento seja cortado, preparado, cozido, da melhor maneira, e daí extrair dele o melhor sabor.

Pensando nesse assunto, nós e a Utilplast estamos fazendo esse post em parceria, para oferecer a você algumas sugestões de itens básicos e imprescindíveis a qualquer cozinha… Tanto para os iniciantes, que precisam de um aparato inicial para se aventurar, ou para os experientes, que precisam aprimorar suas técnicas.

São sugestões que você pode encontrar na nova loja da Utilplaste com certeza vão formar um “enxoval” básico e lindo para qualquer cozinha! Vamos lá!

1. Panelas e assadeiras

Não adianta escolher o ingrediente certo, a receita ideal sem um local adequado para prepará-la, certo? Aqui estão 4 sugestões que não podem faltar no seu armário! - Conjunto de Panelas com revestimento cerâmico Midas Neoflam vermelho 7 peçasFrigideira antiaderente Bialetti preta 40cm - Panela de pressão com teflon Eterna Nigro 4,5 litros - Assadeira de aluminio retangular Nigro 27x40x4cm  Agora que você já tem o seu arsenal montado, vamos às armas!

2. Utensílios

O momento do momento do mise-en-place  é a chave do sucesso de uma receita! É preciso deixar tudo pronto para ir à panela, bem medido, organizado. Além disso, o corte dos alimentos, como sempre comentamos aqui no blog, tão necessário a um prato bem feito, vai demandar de facas afiadas e boas tábuas de corte! Esses são itens que também merecem seu investimento! - Conjunto de tábuas de corte e facas Joseph Joseph - Jarra Medidora de acrílico dupla Joseph Joseph - Colher e xícara medidora Progressive branca - Balança digital Joseph Joseph brancaColher de silicone com cabo em inox Tovolo amarela 31cm

3. Serviço

Para terminar, a regra de ouro da cozinha: todos nós comemos primeiro com os  olhos! Você preparou a refeição perfeita, com todo o carinho? Não pode deixar de servi-la num lindo recipiente, com talheres bonitos, que vão fazer seus convidados (ou você mesmo) se deliciar antes de levar o alimento à boca! - Aparelho de jantar de porcelana Casamiga Sorbet Lilás20 peças - Faqueiro de inox Toulouse Wolff 48 peças - Prato de bolo de cerâmica Le Creuset vermelho 30 cm   Todas essas opções estão à venda na Loja Virtual Utilplast, que sempre tem novidades incríveis para a cozinha… irresistíveis até para quem (eu!) já não tem mais espaço para um novo utensílio, recipiente ou serviço… mas não consegue viver sem eles! A Utilplast é uma das mais tradicionais lojas de utensílios para a casa da cidade de São Paulo, com mais de quarenta anos de história. Em suas prateleiras é possível encontrar uma enorme variedade de produtos – são mais de 12.000 itens, que vão desde um abridor de garrafas até eletroeletrônicos de última geração, passando pelas melhores marcas do mercado. Em um única loja é possível equipar a cozinha , montar a lavanderia, deixar o banheiro muito mais atraente e ainda organizar a casa e as roupas com os inúmeros produtos exclusivos de organização. A Utilplast foi ganhadora do prêmio Gia, em 2009, considerado um dos prêmios mais respeitados do setor, como a loja mais inovadora do ano. E com o objetivo de inovar sempre, a Utilplast lança nesta semana sua nova loja virtual. Nela, o cliente encontrará todos os itens disponíveis em nossas prateleteiras e poderá efetuar suas compras com muita comodidade e conforto, além de encontrar um eficiente sistema de listas de presentes, uma opção perfeita para listas de casamentos, chá de cozinha, chá bar… tudo muito fácil e sem complicações! Além disso, na nova loja virtual da Utilplast o cliente pode parcelar suas compras em até 6x sem juros em todos os cartões de crédito ou ainda pagar suas compras através de boleto bancário, com desconto de 5%. E ainda faz entregas em São Paulo e despacha seus produtos para todo o Brasil – tudo com muita rapidez e segurança. São duas lojas localizadas em São Paulo: Loja Jardins Alameda Lorena, 1931, esquina com a Rua da Consolação Fone: (11) 3088-0862 Loja ItaimRua Dr. Mario Ferraz, 507 Fone: (11) 3078-0121 E também nas redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/Utilplast Twitter: @utilplast Blog: www.blogdautilplast.com.br

E você tá esperando o quê para se jogar na nova loja da Utilplast?? Eu já estou lá! :)

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Crème caramel rapidão

Posted: 11 Nov 2011 09:16 AM PST

O pudim de leite condensado só é o que é, graças ao pai dele: o crème caramel! Criado na França e muito consumido na Europa, o crème caramel é o nosso pudinzinho sem o leite condensado e com açúcar no lugar dele. E como está chegando aí um feriado prolongado, onde sei que ninguém quer ficar passando calor vigiando pudim no forno, sugiro que experimentem essa versão rápida do crème caramel! Como essa versão não vai ao forno, a gelatina é usada para deixar o pudim consistente e bem cremoso!

Crème Caramel (daqui)

Ingredientes:
- 1 colher de chá de gelatina incolor e sem sabor;
- 2 colheres de chá de água, para dissolver a gelatina; 
- 1/2 xícara de chá + 2 colheres de sopa de água;
- 250 gramas de açúcar;
- 2 ovos grande;
- 1 gema;
- 250ml de creme de leite fresco;
- 125ml de leite integral;
- 1 pitada de sal; 

Preparo:
Misture a gelatina nas 2 colheres de chá de água, até dissolver.

Numa frigideira, coloque 150g de açúcar e leve ao fogo médio-alto até que vire um caramelo claro. Retire a frigideira do fogo e cuidadosamente acrescente a água. Volte a frigideira ao fogo baixo até que todo o açúcar tenha se dissolvido. Espere esfriar e reserve.

Coloque o creme de leite, o leite, 50g de açúcar restantes e o sal numa panela e leve ao fogo médio até que comece a ferver. Enquanto isso, bata na batedeira em velocidade alta, os dois ovos, a gema e os outros 50g de açúcar, até que vire um creme claro e espesso. Assim que a mistura da panela ferver, despeje aos poucos e com cuidado, sobre os ovos batidos e batendo a mistura em velocidade mínima.

Leve a mistura de volta para a panela e mexa em fogo baixo até que a mistura engrosse um pouco. Desligue o fogo, acrescente a gelatina e mexa até que ela se dissolva. Coloque o creme numa tigela e dê um choque térmico, utilizando uma tigela maior com algumas pedras de gelo. Mexe o creme até que esfrie e leve-0 em seguida para a geladeira, por mais ou menos 1h.

Sirva em potinhos com um pouco do caramelo reservado por cima.

Dá pra fazer antes de ir pra praia e comer quando voltar da praia com aquela fome de monstro!

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Concurso cultural Rubbermaid organiza sua cozinha, sua casa e sua vida – FASE 3

Posted: 10 Nov 2011 03:08 AM PST

Lembram daquele concurso da Rubbermaid, onde o Cozinha Pequena concorreu com uma receita de hambúrguer de pernil e outra receita de cocada?

Então, se você votou lá no site deles para concorrer ao prêmio de R$ 1.500,00 em vale-compras, mas não ganhou, não se preocupe, pois agora você terá outra chance: Começa hoje a Fase 3 do “Concurso Cultural Rubbermaid Organiza sua casa, sua cozinha e sua vida”! Mas desta vez, os blogs participantes são: Diga Maria!, A Cozinha Coletiva, Pitadinha e Teretetê na Cozinha. E para participar, é bem simples:

Cadastre-se no site da Rubbermaid, e depois acesse o blog deles e vote em qual receita dos blogs participantes você mais gostou. Na hora de votar, responda a pergunta do concurso e pronto, você já estará concorrendo ao vale-compras no valor de R$1.500,00!

- O blog participante que tiver a receita mais votada, também ganhará R$1.500,00 em vale-compras!

Fiquem de olho nas receitas dos blogs participantes, porque com certeza vem coisa boa por aí!

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Salada de rúcula, abobrinha e rosbife

Posted: 09 Nov 2011 03:32 AM PST

Eu gosto muito de saladas! Pode até parecer que não, por eu sempre comentar de pratos com mais “sustância!” Mas a verdade é que eu gosto muito de folhas… e sempre dou um jeito de misturá-las com uma proteína, um legume, até uma fruta.

Incrementar saladas é um jeito bacana de nos forçar a consumir mais fibras, mais folhas, e não deixá-la tão “fria”, no sentido literal e no metafórico do prato.

Esta saladinha com rosbife é um exemplo. Vejam só, é bem simples:

- Folhas de rúcula

- 1 abobrinha fatiada e grelhada

- 2 fundos de alcachofra picados em cubos pequenos

- fatias de rosbife (que você pode aprender a fazer aqui)

- suco de meio limão

- 4 colheres (sopa) de azeite extravirgem

- sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Para aprender a fazer um rosbife infalível, veja a receita aqui. Utilize-o em temperatura ambiente, não resfriado.

Fatie uma abobrinha no sentido do comprimento e leve as fatias para grelhar, sem óleo na grelha. Quando estiverem macias, com as "marquinhas" de grelhado, estão prontas! Reserve. Monte a salada com as folhas de rúcula, as fatias de abobrinha e os cubos de fundo de alcachofra.

Misture o suco de limão, o azeite, sal e pimenta e utilize esse molho para temperar a salada, quando já estiver servida.

Fica uma delícia e pode ser servida como prato único, por conter folhas, vegetais e proteína!

Hmmmm… tem como não gostar de saladas?

 

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Caipiroska de jabuticaba e acerola

Posted: 04 Nov 2011 06:29 AM PDT

Então… você tá aí no escritório agora, né?
Tá afim de ir embora, dar uma relaxada?

Eu também estou.

Só consigo pensar em chegar em casa, colocar uma música e tomar uma dessa aqui:

Caipiroska de jabuticaba e acerola. Linda. Levinha.

E, sem segredos pra se fazer, é só separar os seguintes ingredientes, olha só:

- 10 unidades de jabuticaba;
– 10 unidades de acerola;
– 1 e meia dose (75 ml) de vodka comum;
–  meia dose (25 ml) de vodka Absolut Ruby Red;
– 1 colher (sopa) de açúcar;
– gelo infinito.

*no caso de você não ter a Absolut Ruby Red, faça com vodka comum, que vai ficar bem bom também. A vodka saborizada é só pras pessoas te perguntarem “nossa, o que tem aqui?” ;)

*meu nobre camarada, que está lendo esse texto agora: as cores desse drink são lindas. É tiro certo pra fazer sua garota relaxar um pouco junto com você. ;)

Coloque as frutas, com caroço e tudo, numa coqueteleira.
Adicione o açúcar e macere bem.

Junte o gelo, a(s) vodka(s) e bata bem. É só servir em um copo long drink e se preparar pra secar essa e tomar mais uma, duas, quiçá três!