cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Chega logo, 2012!

Posted: 30 Dec 2011 03:17 AM PST

Algumas pessoas que estão começando a ler esse texto, tiveram um 2011 lindo, perfeito. Outras, infelizmente, nem tanto. Eu diria que o meu caso foi um misto das duas coisas: aconteceram coisas terrivelmente ruins e outras tantas incrivelmente boas. E faz parte da lista de coisas incrivelmente boas eu ter entrado aqui no Cozinha Pequena e ainda ter ganho de brinde, duas pessoas lindas que posso, com todas as letras, dizer que são meus amigos, o Lê e a Deh!

Vocês talvez não saibam, mas grande parte dos posts desse ano de 2011 foi feito em reuniões de nós três, nossos amigos e nossas famílias, tanto por necessidade ou só diversão. Ou mesmo quando não tem post nenhum, sempre tem um que grita: “churrasco. aqui em casa. às 13hs. venham!”. Além de comida boa, das melhores caipirinhas do mundo, feitas pelo Lê ou das melhores torradinhas que eu já comi, feitas pela Deh, tem também risos (esses, eu diria que infinitos!), troca, cumplicidade e sempre alguém a postos oferecendo ajuda pro outro, mesmo fora da cozinha.

E quando as agendas se combinam, além de nós e dos nossos amigos, temos também os nossos filhos juntos, brincando à nossa volta e criando esse vínculo de amizade desde pequenos (pra quem não sabe ou não se lembra, nós temos quatro lindões: Artur, Arnaldo, Joaquim e Clarice).

Mas como bons amigos, nem tudo se resume a abraços e carinho. Somos firmes uns com os outros (duros, até, quando necessário). Mas sempre o bem querer e a amizade falam mais alto e, claro, nossa busca pela qualidade das receitas, pelos detalhes e precisão nas fotos que queremos compartilhar com vocês. No final das contas, a gente sempre se entende (não pensem que é fácil, não, somos 3 teimosos-cabeça-dura!) e tudo fica bem. Eu diria até essa mistura de personalidades e opiniões distintas e complementares torna tudo melhor!

Queria muito chegar ao final de 2012 e também dizer que tive um ano perfeito! Como tenho certeza de que a Debora, ao final de 2010, também escreveu sobre ter um 2011 melhor (e certamente teve!). E sei que muita coisa que aconteceu dentro do cozinha pequena, dentro dos nossos momentos de diversão ou dos momentos de quebra pau, será mais uma ajuda pra eu começar o meu 2012 lá na frente, com um bônus!

Mas a vida da gente é essa eterna mistura de bem e mal, de alegrias salpicadas com algumas lágrimas, de momentos plenos de felicidade com uma boa briga no meio da história para alcançá-la no final. Como são as nossas receitas, nossos encontros, nossas vidas. A parte divertida de viver tudo ao mesmo tempo é que aprendemos diariamente entre nós e muito mais com vocês, que nos prestigiam, nos incentivam, nos mandam ideias, nos desafiam a fazer cada dia melhor.

Desejamos a vocês um 2012 lindo, recheado de momentos felizes! Mas, se alguma tristeza aparecer sem avisar, que vocês continuem a enfrentar tudo com coragem e com a certeza de que tudo vai ficar bem! E sempre, sempre, melhor que antes.

E que ao final de 2012 vocês também possam falar que tiveram um ano perfeito! Feliz 2012!

PS: Não poderia terminar esse post sem fazer uma menção honrosa pra linda da @danyvalente, que esteve com a gente em muitos desses momentos, sempre disposta a ajudar, sempre rindo conosco e  sempre aguentando o monte de baboseiras que falamos o tempo inteiro. E as fotos desse post, foi ela quem tirou! Valeu, Dani! :)

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Nossa Ceia [leve e fácil de fazer] para o seu Réveillon

Posted: 29 Dec 2011 04:15 AM PST

Quer começar bem o ano de 2012?

Temos uma sugestão de ceia muito leve e fácil de fazer  – para você deixar tudo prontinho com antecedência e curtir muito a virada do ano com seus queridos!

Vejam só que menu especial:

- Spritzer de cítricos
- Salada de 7 grãos com tofu grelhado
- Corvina assada com batatas
- Mousse de chocolate light

As receitas estão lá no Canal GNT!

Aproveitem e curtam muito!

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Sorvete de maçã verde com manjericão

Posted: 28 Dec 2011 04:52 AM PST

Uma das melhores compras de eletrodomésticos que já fiz foi a da minha sorveteira, que me proporcionou os melhores sorvetes que já tomei. Essa receita é de um deles, é super refrescante, diferente e que vai surpreender seus convidados!

É uma receita muito fácil de fazer, mas você vai precisar de uma sorveteira! Caso você não tenha, faça o sorvete no método tradicional, que é o de preparar a massa, congelar no freezer, bater na batedeira e repetir o processo por três vezes ou até obter a cremosidade que você gostaria.

Sorvete de maçã verde e manjericão

- 400 g de maçã verde (inteiras);
- 100 ml de suco de maçã (usei de caixinha, sem açúcar);
- 1 limão;

– 1 maço de manjericão;
– 2 colheres de sopa de pistache cru;
– 125 g de açúcar;
– 100 g de açúcar de confeiteiro;
– 150 g de creme de leite fresco;
– 50 g de ricota.

Descasque as maçãs, retirando o talo central e as sementes. Pique as em cubinhos e coloque numa panela junto com o suco de maçã, e deixei ferver em fogo baixo por uns 2 ou 3 minutos, até você ver que ela começou a ficar macia. Apague o fogo e deixe ali esfriando.

Enquanto isso lave e seque as folhas de manjericão.

Rale a casca do limão, esprema-o e depois coe.

Bata as maçãs junto com o líquido do cozimento no liquidificador, junto com o suco de limão, as folhinhas de manjericão, 1 colher de sopa de pistaches e os dois tipos de açúcar, até obter um purê liso e líquido. Acrescente aos poucos as raspas de limão, o creme de leite e a ricota. Depois de batido, acrescente a colher de sopa restante de pistache, picado fininho.

Coloque num pote e leve à geladeira por no mínimo 6 horas, ou de um dia para o outro, para a mistura ficar bem gelada*.

Coloque a mistura na sorveteira e bata de acordo com as instruções do fabricante.

* Em dias de muito calor, eu coloco o sorvete por 30 minutos no freezer antes de levar à sorveteira, pra ficar bem geladão.

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Nossa ceia de Natal [sobremesa]: pavê de café

Posted: 23 Dec 2011 03:06 AM PST

Outro dia me perguntaram daquele jeito “responda rápido”, qual sobremesa que mais tem a cara do Natal. Não precisei nem pensar, já respondi de imediato que era pavê! Pelo menos, era assim na minha família, na família dos meus amigos, dos vizinhos.

Me lembro quando criança, que a cada ano surgia uma novidade em torno do assunto pavê: teve o ano que a moda era usar fatias de panetone no lugar do biscoito. Também teve o ano em que ele foi feito em porções individuais, porque apareceu na revista que era chique. Mas as vizinhas tiveram mesmo um frenesi quando alguém surgiu com a receita de pavê de sorvete. Todas ficaram enlouquecidas e criaram suas próprias versões de pavê de sorvete para a ceia! E depois da ceia, as crianças saiam na rua com seus novos brinquedos, os homens se juntavam e continuavam bebendo e as mulheres, certamente iam experimentar as comidinhas natalinas umas das outras, incluindo o pavê!

E quando surgiu a idéia de fazer um pavê  para a nossa ceia, pensei logo em fazer um de café (meu preferido). Mas ai eu já começei a viajar, querendo fazer um pão de ló de café como base, usar dois tipos de creme mega elaborados e… pára! Como dizia o Caco Antibes, pavê é aquele doce que toda dona de casa sabe fazer, porque é só jogar creme, biscoito, creme, biscoito e tá pronto. Não tem que ser elaborado, tem que ser simples! Por isso, descartei o pão de ló e os dois tipos de creme frufrus e fiquei no biscoito champanhe e no creme de confeiteiro de café, mesmo!

O único truque aqui, é que em vez de aromatizar o creme de confeiteiro com café puro ou solúvel, usei um extrato de café, que é fácil de fazer em casa e você ainda pode usar para aromatizar outras receitas.

Pavê de café (suficiente para uma ceia com 10 pessoas)

Extrato de café para aromatizar:
- 1 colher de sopa de café solúvel forte;
- 1/4 de xícara de água bem quente;
- 100g de açúcar;

Numa tigela, misture o café solúvel com a água quente, até que o café se dissolva. Enquanto isso, coloque o açúcar numa panela pequena e leve ao fogo até  o açúcar virar um caramelo bem escuro, quase queimado. Desligue o fogo e com cuidado, despeje o caramelo na mistura de água com café. Mexa até que se dissolva. Caso fique alguns pedaços não dissolvidos, volte a mistura para panela e mexa em fogo baixo até que se derreta por completo. O extrato pode ser guardado em um pote hermético no armário, por até 2 meses.

Creme confeiteiro de café:
- 500ml de leite integral;

– 250ml de creme  de leite fresco;
- uma pitada de sal;
– 9 gemas;
– 270g de açúcar;
– 90g de farinha de trigo;
– 45g de manteiga;
– 1 1/2 colher de chá de extrato de baunilha;
– extrato de café à gosto;

Coloque o leite, o creme de leite e metade do açúcar em uma panela e leve ao fogo até ferver. Enquanto isso, bata as gemas na batedeira com metade do açúcar restante, até que vire um creme branco e espesso. Desligue a batedeira, acrescente a farinha e bata em velocidade mínima, somente até a farinha incorporar-se.

Assim que a mistura da panela levantar fervura, desligue o fogo e acrescente-o aos poucos e com cuidado na mistura de ovos e açúcar, com a batedeira ligada em velocidade mínima. Quando colocar todo o leite, volte a mistura à panela e leve ao fogo mínimo, mexendo constantemente até  que o creme levante bolhas. Desligue o fogo e continue mexendo sem parar por mais uns 2 minutos.

Colque a baunilha e a manteiga e continue mexendo até a manteiga derreter. Por último, coloque o extrato de café à gosto. Para o meu paladar, eu usei quase uma receita inteira do extrato de café.

Coloque o creme numa tigela e cubra com filme plástico diretamente colocado na superfície do creme. Faça alguns pequenos furos no plástico com uma faca para o excesso de vapor sair e leve para a geladeira por algumas horas, até que esfrie.

Calda para molhar os biscoitos:
- 250ml de leite integral; 
- 1 colher de chá de extrato de baunilha;
- 3 colheres de sopa de açúcar;
- 70ml de brandy;
- 1/2 colher de chá de canela em pó;
- 500g de biscoito tipo champanhe;

Misture todos os ingredientes, menos o biscoito, numa tigela até que o açúcar se dissolver.

Chantilly de canela:
- 300ml de creme de leite fresco bem gelado;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- 1/2 colher de chá de canela + um pouco mais para polvilhar por cima;

Bata o creme de leite com o açúcar e a canela até virar chantilly.

Montagem:
Num refratário de vidro bem bonito, coloque um pouquinho só do creme e espalhe pelo fundo. Em seguida, molhe os biscoitos rapidamente na calda e coloque por cima. Alterne as camadas de creme e biscoito, sendo que a última camada tem que ser de biscoitos. Cubra com o chantilly, polvilhe com canela por cima e prepara-se para ouvir as piadas relacionadas ao pavê e muitos elogios também!


Não é a cara do Natal?

 

 

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Faça assados perfeitos para o fim do ano!

Posted: 19 Dec 2011 03:51 AM PST

Toda vez que pensamos numa mesa natalina, a composição é sempre de muita variedade de comidinhas. Fica difícil manter um cardápio que não seja composto por várias opções, principalmente as que agradem quem mais amamos, que são as pessoas que estão conosco nessa época, não é mesmo?

Sem dúvida, um tipo de carne é sempre a protagonista do cardápio. Algumas pessoas mantêm a tradição do peru natalino, outras optam por outros tipos de aves, há quem prefira carne bovina assada…

Nos próximos dias, vamos mostrar alguns dos assados que fizeram parte de nossa ceia. É de chorar, só de pensar no tender com kinkans, no frango assado à perfeição, no pernil assado devagarinho, por horas a fio…

Enquanto não postamos, porque vocês não correm lá na nossa página do GNT? Lá, você vai conferir algumas dicas gerais que demos, pra você não errar mais no ponto dos seus assados!

Olha um deles, como ficou suculento:

Quer uma carne molhadinha assim? Corre lá no GNT pra ver como faz!

 

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Nossa Ceia de Natal [bebidinhas] – Drinks não alcoólicos, pra se esbaldar!

Posted: 16 Dec 2011 03:36 AM PST

Como você vai brindar nas festas de fim de ano?

Espumante?
Cerveja?
Drinks gostosos tipo esses aqui?

E se você não bebe? Como você faz? Com refrigerante mesmo?

Que tal você ser mais classudo e fazer alguns drinks sem álcool, pra poder brindar igual gente grande?
Ou, apenas pra agradar os camaradas que não bebem ou crianças, que não devem, de forma nenhuma, ingerir álcool. A ideia do post de hoje é essa: como fazer drinks não alcoólicos!

Eu fiz alguns pra nossa festa de fim de ano… só que não dei nome pra nenhum! Vocês podiam me ajudar nos comentários, né?

As regras gerais costumam ser:

1- tenha frutas frescas e lindas;
2- tenha alguns sucos (de caixinha mesmo), água com gás e club soda;
3- tenha muito gelo;
4- invista em xaropes de frutas, como os da Kaly ou da Monin, que são não alcóolicos e com cores e sabores incríveis.

Uma primeira ideia é fazer algo mais cítrico, refrescante, mas com o aroma gostoso que maçãs podem ter. Pra fazer, separe o seguinte:

- 1/2 maçã verde picada;
– 1/2 maçã vermelha picada;
– 1 punhado de folhas de hortelã;
– 1 tira de casca de lima da pérsia;
– 300 ml de suco de abacaxi;
– 1 dose + 1 shot de xarope de mexerica;
– 3 colheres de sopa de açúcar;
– 300 ml (aproximadamente) de água com gás;
– gelo.

Preencha a jarra, alternando camadas das frutas picadas, hortelã, açúcar e gelo.
Adicione o suco de abacaxi e a dose de xarope de mexerica e mexa bem, se possível utilizando uma colher bailarina.
Acrescente a água com gás e mexa levemente.
Finalize com o shot de xarope de mexerica e sirva.

O segundo drink, arrebata as meninas. Se sua festa for como a minha e tiver um monte de mulheres, já se prepare pra fazer a receita dobrada, no mínimo.
Pra uma receita você vai usar o seguinte:

- 8 morangos picados;
– 3 colheres sopa de açúcar;
– 50 ml de xarope de framboesa;
– 1 colher sobremesa de xarope de romã;
– 500 ml de suco de uva verde;
– 350 ml de club soda.

Macere levemente os morangos junto com o açúcar em uma coqueteleira.
Transfira os morangos para uma jarra e a preencha com gelo.
Adicione os xaropes, depois o suco de uva verde e por último o club soda.
Mexa levemente, se possível com uma colher bailarina. Sirva e se prepare pros elogios.

A terceira, é de chorar de tão linda. E de pedir bis, por ser tão refrescante. Faça assim:

- 1/4 de maçã verde;
– 1 dose de xarope de mexerica;
– suco de 1/4 de lima da pérsia;
– 1 gomo de mexerica carioca;
– gelo;
– água sem gás;

Em uma coqueteleira, macere a maçã, o gomo de mexerica e o xarope de mexerica.
Coe diretamente num copo long drink, complete com gelo, o suco de lima da pérsia e a água com gás.
Vai ficar um degradê lindo, se você fizer direitinho. Daí, já comece a fazer o próximo copo, pois vão pedir, tenho certeza.

Quem disse que precisa ficar bêbado pra beber bem?

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Nosso cardápio para Ceia de Natal [Entrada] – Salpicão bem diferente

Posted: 12 Dec 2011 06:20 AM PST

Já comentamos por aqui que as receitas chegam às nossas mãos dos jeitos mais diferentes. Pode ser em um livro, por uma dica de alguém, uma comidinha que provamos e queremos reproduzir… mas essa foi de um papo ao telefone quase por engano!

Isso mesmo: Precisei falar com uma amiga da mãe de uma amiga sobre um outro assunto, e como tenho uma dificuldade imensa de fazer amizades (só que ao contrário), o papo foi parar na cozinha. Ela também adora cozinhar e em vez de falarmos do que precisávamos, começamos a trocar receitas. E ela me ensinou a fazer esse salpicão, que já entrou para o repertório de comidas simples, mas que impressionam!

Nessa semana, estamos pensando com muito carinho na ceia de Natal e, claro, cada vez mais pirando no cardápio. E esse salpicão como entrada, veio na medida certa para uma ceia leve e um pouquinho diferente do tradicional.

Vai por mim: vocês não provaram nada igual! Para garantir isso, preciso dizer que essa receita tem dois truques:

Truque 1: os ingredientes devem ser bem picados, mas muito bem picadinhos. Pedacinhos milimétricos, pois eles vão ser mais bem misturados e o gosto vai se distribuir de maneira igual.

- 2 cenouras médias cortadas em tirinhas bem finas (têm de ser bem fininhas mesmo);
- 150 g de salsão picado;
- 150 g de erva doce picada;
- 100 g de passas brancas;
- 100 g de abacaxi picado;
- 2 maçãs verdes bem picadas;
- 1 maçã tipo gala bem picada;
- Ervas frescas picadas;
- 5 colheres (sopa) de azeite extravirgem;
- sal a gosto.

- 500 ml de creme de leite fresco bem gelado;
- 2 colheres (chá) (aproximadamente) de flor de sal.

Corte todos os ingredientes de uma forma bem caprichada. Para fazer as tirinhas de cenoura, utilizei um lado do meu descascador que tem um pequeno “ralador”. Basta apoiar bem essa parte na cenoura e deslizá-lo no sentido do comprimento que as tirinhas saem já prontas.

Misture tudo, tempere com um pouco de sal e regue com o azeite. Reserve. Provavelmente, essa mistura vai soltar um pouco de água, porque os ingredientes vão desidratar. Se isso ocorrer, escorra essa água antes da segunda etapa da receita.

Agora é o momento do Truque 2:

Em vez de maionese, esse salpicão leva chantily salgado como creme.
Isso mesmo: um chantily salgado, que ficará levíssimo ao se misturar aos outros ingredientes.

Leve o creme de leite à batedeira (de preferência, coloque a tigela e os batedores também para gelar, pois em nosso clima quente, é difícil bater chantily), bata o creme e vá acrescentando flor de sal até ficar num sabor levemente salgado (não muito). Não coloque a quantidade toda de uma vez só. Prove uma, duas vezes, até atingir um ponto ideal ao seu paladar.

Misture esse creme aos demais ingredientes, leve-o para gelar numa tigela bonita, no momento de servir, e espere os aplausos!

Se a ceia começar tão bem assim, imagina como será o resto?

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Quer ganhar uma Philips Senseo? [e uma receita de Afogatto com sorvete de creme maravilhosa]

Posted: 05 Dec 2011 06:22 AM PST

Dos três mosqueteiros, ops, cozinheiros aqui do Cozinha Pequena, eu sou a que mais adora café. É raro um dia que não tome um bom cafezinho. Sempre que surge uma marca nova no mercado, um jeitinho novo de preparo, lá vou eu descobrir a novidade, degustar, conhecer…

Nessa semana, recebemos um presentão! Uma cafeteira Philips Senseo com um kit de três pacotes de sachês de Café Pilão, para experimentarmos e contarmos o nosso preferido para vocês. Imagina que tarefa mais fácil de ser cumprida?

A SENSEO®foi desenvolvida pela Philips com um conceito diferente. É a primeira cafeteira a preparar apenas uma ou duas xícaras de café uma deliciosa camada de creme. Aqui no Brasil, a Philips tem uma parceria com a Sara Lee, que produz os saches com a marca Pilão. A bebida é preparada em 30 segundos com um toque de botão para 60ml (1 xícara) ou 30ml para 2 xícaras compartilhadas. Para 120ml (2 xícaras), ela leva 60 segundos. É uma solução perfeita para fazer rapidamente, a qualquer hora do dia, um café fresquinho e de alta qualidade. No Brasil, os sabores disponíveis são Suave, Tradicional e Intenso.

Confesso a vocês que minha preferência por cafés se confirmou: sou do time das que preferem os cafés mais intensos, fortes. O Intenso foi o meu eleito: sabor bem marcante, encorpado, cremoso! Hmmm…

Agora vem a melhor notícia: também ganhamos uma cafeteira linda como essa para presentear nossos leitores!

Para participar, você deve tirar uma foto do seu café perfeito, a sua melhor versão de um verdadeiro “café dos campeões”. A foto deve ser de sua autoria (apenas uma foto por pessoa vai ser considerada), ou seja, uma produção original, não vamos considerar fotos tiradas por outros fotógrafos ou imagens colhidas de terceiros. Pode ser feita em celular ou câmera. IMPORTANTE:Ao enviar o email com a foto, escreva no corpo do email: “A foto anexa é de minha autoria”. Os emails enviados sem essa informação também serão desclassificados.

A foto deve ser enviada por email ao cozinhapequena@gmail.com, até às 24h do dia 15/12/2011. Emails enviados após o prazo serão desclassificados, ok? Divulgaremos o ganhador ou ganhadora no dia 20/12/2011.

Nós vamos escolher a foto que mais gostarmos, que será publicada com nome do futuro dono ou dona dessa cafeteira linda! Para se inspirar, a Renata sugeriu uma receitinha de Afogatto com sorvete de creme e Café Pilão Intenso que preparamos especialmente para vocês! Veja como é fácil: Para essa uma sobremesa tão linda, você vai precisar, para cada porção: - 2 bolas de sorvete de creme; – 1 xícara de café Pilão Intenso; – Chocolate meio-amargo picado em cubos pequenos (aproximadamente 5 pedacinhos por porção). Disponha as bolas de sorvete num copo e despeje sobre elas, cuidadosamente, o café bem quente. Salpique pedacinhos de chocolate e sirva imediatamente.

Entendeu por que você não pode ficar sem uma Cafeteira Philips Senseo? Corra e participe!

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Vinho pra tudo! [e uma receita de Papardelle incrível!]

Posted: 02 Dec 2011 04:57 AM PST

Quem acompanha a minha vida já sabe: eu não bebia. Jamais. Nada alcoólico, nem um bombonzinho recheado com licor.

Isso até o "advento" do meu divórcio. Lágrimas, depressão, tristeza, mundo implodido, mais lágrimas, mais tristeza, terapia pesada… até que um belo dia, o Leandro chegou aqui em casa, preparou uma caipirinha (daquelas que ele sabe fazer melhor que todo mundo) e sentenciou: "pare de chorar e comece a beber!"

O bom de começar a beber tardiamente é que toda aquela fase experimental que se tem na vida, dos porres, das bebidas baratas e com efeitos colaterais desastrosos, você não precisa passar! Seus amigos vão te apresentar o melhor dos drinks, dos vinhos, das cervejas, que eles já testaram e aprovaram. E é muito mais fácil beber com parcimônia, apreciando a bebida, não bebendo para ficar bêbada.

Foi assim que eu me apaixonei por um ramo dentro das bebidas que é um universo riquíssimo de sutilezas: os vinhos! E por estar engatinhando nessa área, não pude deixar de aceitar um convite delicioso da Casa Flora, para o evento Vinho pra Tudo e para a apresentação de alguns rótulos da vinícola Santa Carolina, com a explicação do sommelier Rodrigo Rodrigues, e harmonização com os pratos preparados com a ajuda de blogueiros queridos, como a Cintia, a Julia, o Gus, a Mafê e o Maestro Billy, o Cobra, a Luiza, e o divertido casal sem vergonha.

A cada prato servido, um pouquinho de vinho para combinar com o prato! Dá para não ser feliz assim?


Mas a parte mais bacana desse encontro foi refletir e entender com o sommelier que vinho é uma bebida divertida e despretensiosa, e que, mesmo que você seja como eu – quase analfabeta em bebidas, é possível curtir.

Não há a necessidade de saber detalhes técnicos sobre a lágrima do vinho, sobre a procedência da uva, e tudo mais que envolve esse universo. É preciso apenas uma coisa para começar: GOSTAR!

O meu paladar, por exemplo, é quase infantil! Eu aprendi que gosto dos "vinhos moles", com menos tanino, ou mais adocicados, porque são mais fáceis para degustar. No meu caso. Outras pessoas preferem vinhos mais "machos", incorpados, parrudos, que descem pela garganta como um café amargo.

O que importa, na verdade, é que vinho vai bem com quase todos os pratos, pode ser uma bebida despretenciosa e fácil de se consumir no dia a dia, saudável (desde que consumida com moderação) e acessível. E como recomendou o sommelier nesse encontro: você não precisa ser fiel a ela! Deve provar vinhos novos, marcas novas, até encontrar a sua "personalidade", ou aquilo que disse antes: a que mais se adapta ao seu paladar.

Eu, por exemplo, prefiro as uvas de colheitas tardias, os vinhos brancos, espumantes "brut", e, se for dos tintos, sou do time do Pinot Noir. Por enquanto! Quem disse que eu vou me contentar em parar de conhecer esse novo mundo por aqui?

O sommelier também deu uma dica ótima para pessoas como eu, que estão nessa fase solitária na vida, sem companhia para degustar vinhos: optar por garrafas menores (meia garrafa) e conservá-las em geladeira, por até um dia. Isso significa que serão dois dias de felicidade seguidos, porque desperdício é um pecado, né?

E vocês devem estar curiosos em saber o que eu preparei no jantar, não é? Olha só:

Gosto tanto desse prato, que o repeti em casa, acompanhada de outra taça de vinho deliciosa, porque eu sou filha de Deus!

Papardelle com tomates marinados e queijo de cabra

As quantidades não são exatas, essa é a mágica dessa receita. Você pode aumentar ou diminuir conforme o tamanho da sua fome – e a quantidade de pessoas a serem servidas. Para uma boa porção para eu sozinha comigo mesma, usei:

- 100 g de papardelle;
– 10 a 12 tomatinhos sweet grape cortados ao meio;
– ervas frescas de sua preferência: manjericão, orégano, tomilho;
– 1 dente de alho cortado ao meio (para ser retirado no final);
– azeite extra virgem o quanto baste, até cobrir os tomatinhos;
– aceto balsâmico – a metade da quantidade de azeite;
– 50 g de queijo de cabra em lâminas finas;

Corte os tomatinhos ao meio, e coloque-os para marinar com as ervas e o alho. Deixe descansar por umas 2 ou 3 horas. Não coloque sal, porque os tomates vão desidratar, e esse não é o objetivo. Leve um pouco do azeite em que os tomates marinaram ao fogo, em uma frigideira e junte o alho, dourando levemente, apenas para acentuar o sabor do azeite. Retire e dispense. Cozinhe a massa até ficar "al dente", junte ao azeite e acrescente os tomatinhos já marinados, um pouco da marinada (para fazer um leve molhinho) e finalize com o queijo, salpicando as lâminas no prato, na hora de servir. Uma pimentinha do reino moída na hora também vai muito bem!


E assim a gente vai degustando a vida – e um montão de coisas boas que há nela para aproveitarmos!

Visite a fan page do Vinho pra Tudo e acompanhe as novidades!