cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Promoção Pullman Rap10 [Sanduíche de Frango com Abobrinha Marinada]

Posted: 30 May 2012 01:19 PM PDT

Semana passada, postamos uma receita incrível de Cartola, feita com os ingredientes que sugerimos para vocês votarem e combinarem com o Rap10. Ficamos super felizes, porque vocês entraram mesmo na brincadeira e estão dando várias sugestões bacanas para nós!

Os ingredientes mais votados dessa semana foram frango e abobrinha, sendo que o frango ficou em 1o. lugar. Mas resolvemos fazer como no post anterior, uma sugestão com os dois primeiros ingredientes mais votados. E dessa vez criamos um sanduíche bem rapidinho, leve e com o reaproveitamento do frango assado do domingo que você não sabe muito bem o que fazer.

Você precisará de:

- 1 abobrinha;
– 1/4 de cebola roxa, fatiada bem fininha;
– 1 colher de sopa de raspas de limão siciliano;
– 2 colheres de sopa de suco de limão siciliano;
– 3 colheres de sopa de azeite;
– sal e pimenta-do-reino
– sobras de frango assado, desfiado grosseiramente;
– caldo de frango;
– um punhado de amêndoas torradas;
– agrião;
– Rap 10 integral.

Começe marinando a abobrinha: corte a abobrinha em tiras longitudinais, usando um descascador de legumes, daqueles bem simples mesmo, do tipo que vende na feira. Coloque numa tigela junto com a cebola fatiada bem fininha, acrescente o azeite, o suco e as raspas de limão e tempere com sal e pimenta-do-reino. Cubra a tigela e deixe marinando por 30 minutos.

Enquanto isso, coloque um fio de azeite numa frigideira e acrescente o frango já em pedaços. Doure levemente e acrescente o caldo de frango. Desligue o fogo assim que caldo quase secar por completo e o frango estar macio e bem quente.

Numa frigideira pequena, toste levemente as amêndoas e reserve.

Na hora de servir, esquente levemente o Rap10 dos dois lados, coloque o frango, um pouco da abobrinha marinada, um punhado de agrião e finalmente salpique com as amêndoas.

Semana que vem é a última receita que faremos. Só que dessa vez, pensamos em fazer algo oriental. Qual sugestão oriental vocês acham que poderíamos fazer com Rap10?

 

Ah, e não se esqueçam, todos que nos enviarem sugestões, estão concorrendo automaticamente ao kit de Rap10 mencionado nesse post.

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

[Dica] Cortes de cebola

Posted: 29 May 2012 10:35 AM PDT

Há muitas formas de usar cebolas em uma receita. Hoje vamos dar algumas dicas sobre como realizar os cortes de cebola, que podem ser utilizadas para cortes de quaisquer legumes e "traduzir" em imagens os seus nomes, que por vezes aparecem em receitas e não sabemos exatamente ao que se referem.

É importante, quando utilizamos qualquer ingrediente, não apenas a cebola, mantermos cortes uniformes dos alimentos. O corte determina o tempo de exposição daquele alimento ao calor, e se for uniforme, vai permitir que o calor, ou a cocção, seja feita igualmente, garantindo que todos os "bocados" daquele prato sejam idênticos. Em outras palavras, você não vai correr o risco de consumir um pedaço – ou bocado – de um ingrediente cozido demais e o outro quase cru, por terem tido tamanhos diferentes de corte – e tempos diferentes de cocção.

Independentemente do corte utilizado, a cebola é um ingrediente importante para o preparo de muitos pratos, por seu caráter aromático. Se você não gosta de cebolas, não deixe de usá-las, ainda que elas sejam retiradas no final. Você vai perceber que ela faz uma grande diferença de sabor!

Agora, tem aquele problema: as lágrimas que caem quando a gente corta cebola… Você sabia que o "efeito lacrimador" da cebola nada mais é que a defesa própria do legume, que libera uma explosão de compostos químicos ao ter suas moléculas danificadas?

Para evitar essa explosão, mergulhe as cebolas em água com gelo por 30-60 minutos. Esse tratamento diminui radicalmente a atividade da enzima responsável por deflagrar a bomba e retira de todas as moléculas voláteis a energia de que precisam para se lançarem ao ar. Em outras palavras, chega de choro!

Agora um passo a passo muito bacana para vocês saberem tudo sobre os cortes (e isso vale também para outros alimentos):

Comece cortando uma fatia do lado do talo da cebola, de modo que você consiga uma base para deixar a cebola de pé na tábua. Deixe o lado da raiz  intacto. Em seguida, faça um corte longitudinal na cebola, mas não muito  profundo. O objetivo é apenas cortar levemente a casca da cebola, para que  você consiga descascá-la facilmente.

Feito o corte, descasque toda a cebola como se estivesse descascando uma banana. Puxe toda a casca com força, para soltar da cebola. Assim, você  consegue descascá-la por completo e deixar a raiz intacta.

 

Apóie a base da cebola na tábua e corte-a na metade. Em seguida, faça cortes paralelos, mas sem chegar até o final, para que a cebola não desmonte. Depois, é só fazer alguns cortes no sentido da altura.

Agora é só cortar a cebola, formando cubos! Lembrando que para cortar a cebola em brunoise, ou seja, em cubinhos pequenos, de aproximadamente 3mm, é só fazer o mesmo processo, apenas fazendo os cortes paralelos na cebola mais próximos um do outro.

Se você quiser cortar a cebola em cubinhos ainda menores, é só juntar os cubinhos e fazer movimentos para cima e para baixo com a faca, também chamado de corte em balanço.

Outro corte comumente usado é o Julienne (em tirinhas).

Para não machucar os dedos na hora do corte, lembre-se de nunca deixar os dedos estendidos ou segurar a cebola de modo que o polegar fique na direção  do corte da faca, como mostra a imagem do meio. O correto é você manter os  dedos recolhidos, como uma garra e, se preferir, coloque o polegar atrás para    dar apoio, assim você conseguirá ter controle no corte e também não se  machucará!

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

[Comida de rua] Rosa’s Churrascaria (Santo André)

Posted: 28 May 2012 01:22 PM PDT

Apesar de ter nascido em Minas, toda a minha família é da Região do Grande ABC (SP) e moro aqui desde os quatro anos de idade. Morei em Santo André até 2004, quando então me mudei pra São Caetano, continuando no “ABC”. E eu vivo muito a Região, que tem ótimas opções longe da “capital”.

Um restaurante clássico, que é sucesso há mais de 40 anos, é o conhecido Rosa’s Churrascaria, em Santo André. Frequento o local desde 1990 (ou menos) e é impressionante perceber que o cardápio sobrevive, firme e forte, trazendo as mesmas opções, que por mais que a gente repita, continuam sendo deliciosas.

Hoje o local foi reformado e ampliado, mas sempre funcionou com jeito de casa da avó, e se você não chegar cedo, vai esperar um bocado, pois as mesas são geralmente numerosas e bastante barulhentas, com reuniões familiares e de amigos que se estendem tarde a dentro.

Sempre que algum “estrangeiro”, seja do país ou da região vem pra cá, é praticamente obrigatório levá-lo provar a salada de escarola com torresmo, temperada com vinho que só no Rosa’s tem. Ou sugerir que prove a limonada perfeita, que deve ter algum ingrediente secreto para ficar tão boa… não dá pra acreditar que é feita pelo garçom, à mesa, e ser tão exata na proporção água-limão-açúcar. A famosa cebola curtida da entrada, que combina perfeitamente com os pãezinhos de antepasto é perfeita para despertar o apetite pelo tradicional bife à parmeggiana, servido à perfeição também pelo garçom, que divide a carne com colheres, nem é preciso usar a faca.

Também recomendo que você prove da ponta de costela ao ponto ou do frango assado e empanado com queijo, que são divinos!

Hmmm… só de escrever esse texto já está me dando fome!

Quando vierem ao “interior”, venham conhecer. E se quiserem uma guia turística da Região, podem me convidar para um almoço por lá, a resposta será sempre sim!

Rosa’s Churrascaria
Rua Natal, 285
Bairro Silveira – Santo André (SP)
(11) 4972-1699
www.rosaschurrascaria.com.br

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

100 coisas para fazer com seus filhos antes que eles cresçam: mousse [rápida] de gelatina

Posted: 26 May 2012 10:45 AM PDT

Um dos maiores problemas dessa nossa vida corrida é a falta de tempo. Eu luto contra o relógio o dia todo, para tentar ajustar ao máximo meus compromissos no horário comercial e poder reservar um
tempo maior de convívio com minha filhota que é, sem dúvida, precioso.

Por isso, na maior parte das vezes, procuro adaptar as minhas receitas e os preparos das nossas
refeições em opções rápidas, para que a cozinha não tome o tempo das brincadeiras, das conversas, do
aconchego, da leitura e releitura de um livrinho preferido.

Essa é uma receita que me surpreendeu pela praticidade e rapidez de preparo, mas principalmente pelo
sabor. Poderia dizer que é uma "receita de criança", mas tenho certeza de que vai agradar também os
adultos e pode facilmente ser incluída num cardápio mais elaborado.

- 1 envelope de gelatina Royal do seu sabor preferido;
– 100 ml de leite integral;
– 6 cubos de gelo.

Aqueça bem o leite e dissolva nele o envelope de gelatina. Nessa sugestão, o sabor escolhido foi o de
maracujá. Leve ao liquidificador, junte as pedras de gelo e bata até a mistura alcançar a textura de
mousse. Já está pronto para servir! Se você preferir, leve alguns minutos ao freezer apenas para firmar
um pouco mais e ficar bem geladinho.

Em menos de 5 minutos, você terá uma sobremesa leve e fácil de preparar. E pode aproveitar todos os outros minutos do dia pra curtir a família.

*este texto faz parte do desafio "100 Coisas para fazer com seus filhos antes que eles cresçam", proposto pela Royal, do qual eu estou participando às sextas-feiras ao longo de 20 semanas. Também estão participando os blogs @avidaquer, @blogcoisademae, @dica_de_mae, @rolippi e @potencialtweet e a fanpage da Gelatina Royal que nos convidou para brincar!

 

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

“Semana Otimismo que Transforma” – Tranforme você também!

Posted: 24 May 2012 07:24 AM PDT

Recebemos um convite mais do que especial da Coca-Cola: ir para o Rio de Janeiro bater um papo muito bacana e cheio de histórias com o Tião dos Santos, líder do Movimento Nacional dos Catadores e protagonista do filme “Lixo Extraordinário” e conhecer mais de perto o trabalho de um dos parceiros da Rede Asta, o Criando Arte. Pra quem não conhece, a Rede Asta é uma rede que reúne e apóia 50  pequenos negócios no estado do Rio de Janeiro, beneficiando mais de 700 artesões. No site da rede, você encontra um catálogo com todos os produtos lindos à venda e com entrega pra todo o país!

Todo esse encontro marcou o ínicio da Semana Otimismo que Transforma, que vai até o próximo domingo dia 27. Durante essa semana, parte da renda obtida com a venda de qualquer produto da Coca-Cola Brasil é revertida para o projeto de reciclagem do Instituto Coca-Cola Brasil. Só no ano de 2011, a Semana Otimismo que Transforma arrecadou R$5,5 milhões!

Durante a conversa com o Tião, uma das coisas que mais me marcou, foi quando perguntaram a ele o que de mais extraordinário ele já encontrou no lixão. Ele prontamente respondeu que foi uma cópia do livro “O Príncipe”, de Maquiavel. Com o ele, o Tião disse que aprendeu a ser mais estrategista e citou uma frase que certamente contribuiu com tudo que ele já conseguiu construir até hoje:  ”Não adianta você lutar contra o rei, se o povo está satisfeito!”.

E essa frase serve para também para todos nós que queremos transformar e conscientizar as pessoas sobre a necessidade de mudanças, mas encontramos um grande obstáculo pela frente: mudar o pensamento coletivo, que ainda não está sensibilizado e não promoveu ações articuladas para conseguirmos o engajamento de todos, ou da grande maioria.

O trabalho do Tião e o otimismo nessa causa representa isso: mostrar ao mundo a necessidade de transformar o lixo, e muito mais, ressignificar a vida daqueles que sempre lidaram com ele – como os catadores que se tornaram artesãos – de forma transformadora e sustentável. E replicar esse modelo a outros locais do Brasil, trazer essa consciência para dentro de nossas próprias casas.

Em seguida, fomos até a Cidade de Deus, conhecer mais de perto o trabalho das artesãs do Criando Arte, que de uma forma simplista, mas incrível, fazem tiras com as garrafas PET recicladas, e com essas tiras criam objetos lindos, que vão desde bolsas, sacolas, jogos americanos e muitas outras coisas. Olha só que linda a clutch bag que ganhamos, feita pelas artesãs do Criando Arte:

Esse trabalho lindo da Lea, da Renata, da Ana Lúcia e das outras mulheres do Criando Arte e de toda a rede ASTA, só foi possível com a ajuda do Instituto Coca-Cola, que beneficia muitas cooperativas de reciclagem país afora!

Para conhecer um pouco mais sobre o Instituto Coca-Cola, os produtos da rede Asta e sobre o trabalho do Tião dos Santos, acesse os sites:

http://vivapositivamente.cocacolabrasil.com.br/
http://www.coletivococacola.com.br/
http://www.asta.org.br/

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Promoção Pullman Rap 10 [Receita de Cartola]

Posted: 23 May 2012 08:20 AM PDT

No nosso primeiro post sobre o Rap10, sugerimos alguns ingredientes para vocês escolherem um para usarmos numa receita de café da manhã bem bacana com Rap10. Dentre as opções que a gente sugeriu, a mais votada foi banana. Mas entre as outras opções, tinha queijo e também foi muito bem votada. E aí, pensamos: por que não juntar os dois, que é sempre tão gostoso?

E nossa combinação de banana e queijo preferida é o famoso cartola, sobremesa de origem nordestina que leva banana, queijo (normalmente do tipo manteiga, coalho ou até mesmo um bom minas padrão), açúcar e canela. Bem simples, né? E pensando na simplicidade dessa sobremesa, achamos que o Rap10 seria o complemento ideal pra ela, especialmente se usado para uma receita de café da manhã, para dar uma energia extra para você começar bem o dia.

Ah, e além de ser super fácil de preparar, essa nossa combinação do cartola com o Rap10 ficou tão bonita, que você pode preparar essa receita para surpreender a família no final de semana, e ainda passar aquela impressão de que você passou horas na cozinha fazendo algo que exige uma super habilidade! Olha só:

Veja como é simples:

- 4 discos de Rap10 (pode usar qualquer um da linha: light, integral ou tradicional);
- cerca de 12 bananas maçã, de tamanho médio;
- 3 colheres de sopa de manteiga sem sal;
- 6 colheres de sopa de açúcar;
- 3 colheres de sopa de melaço (e mais um pouco para regar no final);
- 400g de queijo minas padrão em fatias;
- canela em pó à gosto;
- 1 dose de rum, cachaça, whisky ou brandy (usamos brandy).

Comece com o Rap10: numa frigideira aquecida, leve cada disco de Rap10 até que fiquem levemente dourados dos dois lados. Reserve os discos. Corte as bananas ao meio, no sentido longitudinal e leve-as numa frigideira grande com a manteiga e em fogo médio, até que comecem a dourar. Vire as bananas e deixe que dourem um pouco do outro lado também. Aumente o fogo e salpique o açúcar e regue com o melaço e a bebida por cima das bananas, até que elas fiquem com esse tom dourado lindo:

Pré-aqueça o forno em 180°C. Unte levemente uma assadeira com um pouco de manteiga, e coloque um disco de Rap10. Cubra todo o  disco com as fatias de banana. Salpique um pouco de canela por cima e cubra as bananas com fatias de queijo. Cubra com outro disco de Rap10, e repita com os discos restantes. No último, coloque um pouco de queijo, melaço e canela.

Leve ao forno até que o queijo derreta e fique dourado por cima. Na hora de servir, regue com um pouco mais de melaço. Pode ter certeza que vai ser um café da manhã dos campeões!

Para a semana que vem, faremos um almoço leve com Rap10. O que vocês sugerem?

a. Frango
b. Abobrinha
c. Beringela

Ah, e não se esqueçam, todos que nos enviarem sugestões, estão concorrendo automaticamente ao kit de Rap10 mencionado nesse post.

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

100 coisas pra fazer com seus filhos antes que eles cresçam

Posted: 22 May 2012 07:38 AM PDT

Temos uma novidade muito bacana para contar para vocês!

Fomos convidados a fazer parte de uma ação incrível da Gelatina Royal, “100 coisas pra fazer com seus filhos antes que eles cresçam”.

São ideias, experiências, novidades, histórias – e claro, RECEITAS! – que podemos fazer com nossos pequenos, aproveitando ao máximo a infância dos nossos filhos, sobrinhos, priminhos, e reviver com eles um pouco da nossa infância também.

Cada dia da semana há a participação de um blogueiro. Vejam só o time participante:

Sam Shiraishi, do A Vida como a Vida quer,

Glauciana Nunes, do Coisa de Mãe,

Nanna Preto, do Blog Dica de Mãe,

Hilan Diener, do Potencial Gestante e

Roberta Lippi, do Meu Projetinho de Vida.

Ah, e claro, eu e a Renata, que daremos dicas de receitas para fazer para ou com nossas crianças, todos os sábados.

Curtam a página da Gelatina Royal no Facebook, comentem, conversem com a gente. Lá vocês ficam sabendo de tudo e também podem participar dos posts dos outros blogueiros.

Nossa participação já começou, com esse vídeo em que conto um pouco de mim e da filhota. Logo, logo entra no ar o vídeo da Renata, com a história dela e dos seus dois meninos.

E como não pode deixar de ser, já publicamos uma receita de mousse de gelatina de maracujá que as crianças simplesmente amaram!

E vocês? O que sugerem para fazer com nossos filhos antes que eles cresçam?

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Bolo (muito simples) de laranja

Posted: 21 May 2012 05:13 AM PDT

Já perdi a conta do número de vezes que fiz esse bolo. É uma receita muito simples e que ao longo da vida fui descobrindo uma dica aqui, outra ali, e melhorando o jeito de fazer até chegar nesse modo, o meu preferido, ou melhor dizendo, o favorito do pessoal do meu trabalho porque quase toda segunda-feira levo um desses para a gente começar bem a semana!

Essa receita tem 3 truques importantes:

- Truque #1

Como a receita utiliza uma laranja inteira, para tirar o “amargor” da laranja sem acrescentar açúcar à massa, retire toda a casca da laranja, sem incluir a parte branca na receita, apoiando a laranja numa tábua, cortando apenas a parte “colorida” da casca (e reservando). Depois disso, faça o mesmo com a parte branca, separadamente, que deve ser eliminada.

- Truque #2

Ao bater a massa, coloque no liquidificador ou processador as casquinhas de laranja, os gomos de laranja e os ovos. Bata bem. Em seguida, despeje o óleo aos poucos, formando um fio. A massa vai se emulsificar, virando quase uma “maionese”, o que vai dar muito mais leveza ao bolo.

- Truque #3

Coloque a calda no bolo, ainda quente. Porém, não retire o bolo da forma para fazer isso, despeje sobre o bolo ainda dentro da forma, e espere amornar para desenformar. Quando desenformamos o bolo muito quente ele pode se quebrar, ou “murchar” rapidamente pela troca de calor. Dessa forma, a calda é totalmente absorvida, sem fazer o bolo “embatumar”.

Seguindo esses truques, você vai ter um bolo fofo e muito gostoso para acompanhar um cafezinho fresco!

Para a massa:
- 4 ovos
– 1 laranja baia inteira (da casca somente a parte colorida e a polpa sem sementes)
– 1 xícara (chá) de óleo de milho ou de granola
– 2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneiradas
– 2 xícaras (chá) de açúcar
– 1 colher de fermento em pó

Para a calda:
- Suco de duas laranjas baías
– 1 xícara (chá) de açúcar
– 1 colher (sopa) de manteiga sem sal

Numa tigela, peneire a farinha, o açúcar e o fermento e reserve. No liquidificador ou processador, leve a laranja, os ovos e o óleo para bater, seguindo o que já comentei nos “truques” #1 e #2. Após bater bem, misture bem essa emulsão aos ingredientes secos (farinha, açúcar e fermento) com um fouet, sem bater demais.

Leve para assar por aproximadamente 30 minutos, numa forma untada do jeitinho que expliquei nesse post.

Numa panela, à parte, faça a calda de laranja, açúcar e manteiga aquecendo em fogo baixo, até formar ponto de fio. Reserve. Ao retirar o bolo do forno, passe uma faca sem corte por toda a borda da forma,  e despeje a calda quente sobre o bolo, deixando que penetre por toda a superfície e suas bordas. Ao amornar, desenforme normalmente.

 

Quer trabalhar comigo para provar um desses toda segunda-feira?

cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Cocada cremosa pra comer e repetir!

Posted: 17 May 2012 06:26 AM PDT

Semana passada, depois de toda aquela história da galinhada do Alex Atala, ficamos com desejo de comer um bom pratão dela, e o Lê fez um panelão para matar a nossa vontade. Mas como eu não resisto, em nossos jantares e encontros, sempre gosto de fazer um docinho. E como eu já estava com vontade de comer algo com coco, resolvi fazer uma cocada cremosa, porque aí já matava a vontade da galinhada e da cocada, tudo no mesmo dia!

O preparo é rápido, fica uma delícia e é o tipo de sobremesa que agrada todo mundo!

- 200ml de leite de coco;
- 250g de açúcar;
- 100g de coco ralado (eu fiz com coco ralado de pacotinho, mas a melhor fica com coco ralado fresco!);
- 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
- 2 ovos;
- 4 gemas;
- 1 pitada de sal.

Comece batendo os ovos e as gemas na batedeira, até ficar bem espumoso. Enquanto isso, leve o leite de coco, o açúcar e a manteiga numa panela, até que a manteiga derreta e a mistura esquente um pouco.

Desligue o fogo, e despeje a mistura na tigela da batedeira em velocidade baixa. Retorne a mistura para a panela, acrescente o coco e leve de volta para o fogo bem baixinho. Cozinhe até engrossar.

Leve à geladeira até que esfrie. Mas eu gosto de comer morninha mesmo! Ah, e pra decorar, usei uma tira de coco em fita que eu tinha lá no freezer!

Comemos bem e eu não fui a única a repetir a sobremesa!