cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Tirinhas de peixe com molho tártaro

Posted: 07 Oct 2011 09:03 AM PDT

Sabe aquelas receitas que sempre são lembradas com carinho, por causa de um momento especial e que quando pensamos nela, respiramos de forma profunda e satisfeita? Então, essa receita pra mim, causa exatamente isso!

Tudo começou quando o Arnaldo, meu  filho mais velho tinha quase 2 anos. Lembro de ter ido na feira com ele, de dividir um pastel e um caldo de cana, comprar frutas e por fim, passar na banca do peixe.

Enquanto o peixeiro já preparava as tirinhas de peixe pra mim, fiquei mostrando aqueles peixes todos pro meu filho e ele achando tudo aquilo o máximo: “Olha mãe, aquele ainda tem olho!”

Depois de chegar em casa, começo a preparar o peixe. Arnaldo lá, olhando atentamente tudo o que eu fazia. Lembro que enquanto o peixe estava no forno, fui preparar o molho tártaro. Quando peguei um pepininho na mão, ele arregalou os olhos grandes dele e perguntou o que era aquilo. Expliquei que era um pepino em conserva e que era muito gostoso, e ofereci um para ele experimentar.

Ele deu uma mordida pequena. Mastigou. Engoliu. Em seguida, colocou quase que o pepininho inteiro na boca e mastigou vorazmente, como um homem das cavernas mastigando um pedaço de carne de brontossauro. E pediu mais um. E mais outro. E mais outro e outro. E naquele dia, nascia o amor do meu filho por pepino em conserva, fato que me deixou orgulhosa, já que eu também morro de amores por ele!

Depois da overdose de pepinos, ele já de barriga cheia, conseguiu comer apenas um ou dois pedacinhos de peixe, uma ou duas colheradas cheias de molho tártaro (sim, ele comeu molho tártaro de colher, como quem comia uma papinha) e disse que estava satisfeito.

Apesar de ter sobrado pra mim a missão de acabar com aquela assadeira de peixe sozinha, fiquei feliz da vida, por que naquela dia, afinal de contas, meu filhou mostrou o seu DNA e o seu amor por pepininhos em conserva, assim como a mãe dele! :)

Tirinhas de peixe com molho tártaro

Ingredientes:

peixe:

- 450-500g de peixe branco mais firme, como linguado ou bacalhau fresco, cortado em tiras;
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo;
- 1 ovo grande, batido;
- 100g de farinha de rosca ou panko (usei panko);
- 2 colheres de sopa de sementes de gergelim;
- azeite;
- sal e pimenta-do-reino à gosto

molho tártaro:

- 3 colheres de sopa de creme de leite fresco;
- 3 colheres de sopa de maionese;
- 1 colher de chá de mostarda Dijon;
- 4 ou 5 pepininhos em conserva, bem picadinhos;
- 1 colher de sopa de alcaparra, escorrida e picada;
- 1 colher de sopa de suco de limão;
- 1 colher de sopa de azeite;
- salsinha picada;

Preparo:
Pré-aqueça o forno a 220C.  Cubra uma assadeira grande com papel alumínio e pincele bem com azeite de oliva. Separe 3 pratos fundos ou 3 tigelas. Na primeira, coloque a farinha de trigo e tempere bem com sal e pimenta. Na segunda, coloque o ovo batido com uma pequena pitada de sal e finalmente na terceira, coloque a farinha de rosca ou panko, misturado com o gergelim.

Passe as tiras de peixe primeiramente na farinha de trigo temperada, em seguida no ovo batido e por último na mistura de farinha de rosca e gergelim e coloque as tirinhas de peixe, numa única camada, na assadeira já preparada. Cubra as tiras de peixe com mais um pouco de azeite e leve a assadeira ao forno.

Asse por alguns minutos, até ficarem douradas na parte de baixo. Vire as tiras de peixe, assando-as do outro lado por mais alguns minutos.

Enquanto as tirinhas assam, prepare o molho tártaro: misture todos os ingredientes numa tigelinha de servir.

Retire o peixe do forno e sirva com o molho tártaro, preferencialmente num sábado e acompanhado de uma cerveja bem gelada!

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário