cozinha pequena

cozinha pequena

Link to cozinha pequena

Batatas gratinadas [ou en casserole, se você for chique]

Posted: 25 Apr 2012 06:08 AM PDT

Noutro dia, o mercado aqui do lado de casa anunciava uma superpromoção:

Batatas, à 0,29 o quilo!

Tem gente que pira em saldão de roupas, 70% off. Tem gente que endoida quando anunciam uma queima de estoque de  TV com LCD fininha. Outros, trocam de celular cada vez que a operadora oferece um com desconto. Eu não. Eu piro com promoção de comida!

Cheguei em casa com, sei lá… uns 15 quilos de batata. Fiz pão, fiz purê de todos os jeitos e texturas, fiz torta, assei e fritei. Mas o jeito mais gostoso de todos é esse: gratinando.

Não tem muito segredo pra se fazer batatas gratinadas. Aliás, tem um: Corte as batatas bem fininho.

Pra uma fornada, suficiente pra alimentar uns seis famintos (e gulosos, pois eles vão repetir), você vai usar o seguinte:

- 1,2 kg de batatas descascadas;
- 500 ml de creme de leite fresco;
- 300 ml de leite integral;
- 3 ovos;
- 200 gramas de queijo ralado (parmesão ou gruyére);
- 1 dente de alho;
- noz moscada à gosto;
- sal e pimenta do reino à gosto. 

Comece já humilhando, com sua habilidade fantástica pra cortar batatas fininho.

Depois, coloque todos os ingredientes numa panela grande, exceto o alho e o queijo ralado, levando tudo ao fogo baixo, até as batatas começarem a cozinhar, mas sem deixá-las moles. Elas têm que ficar firmes, pois vão para o forno ainda.

Enquanto isso, prepare a assadeira: corte o dente de alho ao meio e esfregue bem as metades pela superfície da assadeira. Isso vai dar um saborzinho incrível no final. Assim que as batatas estiverem no ponto, distribua-as na assadeira, fazendo camadas uniformes com as fatias fininhas.

Despeje o líquido em que você cozinhou as batatas por cima de tudo, cubra com o queijo ralado e leve ao forno baixo, até o queijo dourar. Sirva, e espere os elogios!

Sério. Eu não preciso de outra comida pra ficar feliz.

0 Response to "cozinha pequena"

Postar um comentário